Revista Educação

Revista do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) / Editora Segmento – Rua Cunha Gago, 412, 1º Andar – 05421-001 – São Paulo-SP -Fone: (11) 867-9067 – E-mail: educacao@editorasegmento.com.br
Periodicidade: Mensal
Valor: R$ 5,50 / R$ 64,80 (assinatura anual)

Dirigida a educadores, mantenedores, estudantes, governadores e cidadãos envolvidos com iniciativas e ações na área educacional, a revista Educação é uma publicação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo elaborada pela Editora Segmento e comercializada nas bancas de jornais ou por assinatura. Além de notícias de interesse geral para a comunidade de educadores, apresenta as conquistas do sindicato em favor das escolas particulares. O site da revista na internet apresenta várias matérias para leitura on-line.
Site: www.revistaeducacao.com.br

Edição 242 – junho 2001
Capa: Clássico é clássico – Alta literatura mantém-se distante do grande público apesar de especialistas defenderem a importância de se conhecer as obras primas universais
Entrevista: No teto – Sociólogo, Paulo Corbucci, analisa expansão do ensino superior e alerta: ensino particular atingiu seu limite
Aprendiz: Conta errada – Pesquisa alerta: professores de matemática podem estar ensinando conceitos que não dominam
Destaque: Gente é para brilhar – Fundação Orsa completa 7 anos em defesa da educação de crianças e adolescentes em situação de risco
Panorâmica: Despotismo escurecido – Há um fato político por trás da crise de energia que a escola não pode se furtar a debater

Edição 241 – maio 2001
Capa: Muito além dos índices oficiais – Retrospectiva da última década mostra que ensino público no Brasil sofreu avanços significativos – mas ainda falta qualidade.
Entrevista: Geógrafo defende renovação continuada de professor – Geógrafo defende renovação continuada de professores, melhoria de materiais didáticos e atuação social de pesquisadores.
Aprendiz: Mão na massa – Programa capacita adolescentes para desenvolver projetos sociais em suas escolas e comunidades.
Destaque: Educar para preservar – Reserva ecológica prioriza educação como suporte para o desenvolvimento sustentável.
Panorâmica: Ilusão de ética – Relembrar as idéias de Paulo Freire é imprescindível.

Edição 240 – Abril 2001 Capa: Mal traçadas linhas – Uso crescente do e-mail já permite afirmar que, na história da humanidade, nunca se escreveu tanto – embora
mal
Entrevista: Pertinência social – Educação deve estar a serviço da comunidade, defende consultor da Unesco
Aprendiz: Falta de visão – Sistema educacional não tem sido capaz de atender, com dignidade, alunos portadores de deficiências
Destaque: Janelas para o mundo – Projeto Telemar de Educação implanta internet em comunidades de baixa renda
Panorâmica: Lembrar junto – Ao comemorar os 501 anos de fundação do país, é preciso repensar o investimento em cidadania

Edição 239 – Março 2001
Capa: Com licença, por favor, obrigado – Papel da escola é decisivo também no ensino de noções básicas de civilidade e educação Entrevista: Fuja do vermelho – Educadora financeira, Cássia D´Aquino, defende método de ensino para formar futuros adultos que saibam lidar com dinheiro
Aprendiz: Em alto e bom som – Alterações e distúrbios de voz são problemas graves e constantes entre professores, mas o assunto não é levado a sério
Destaque: No papel – Plano Nacional de Educação determina metas ambiciosas para os próximos dez anos – mas não explica quem vai pagar a conta
Panorâmica: A falta que ela nos faz – Direito à escola deve movimentar a todos os que tenham um pouco de decência política

Edição 238 – Fevereiro 2001
Capa: Coisa de louco – Ninguém se entende: governo, Conselho Nacional de Educação e pedagogos não sabem quem pode formar professores de educação infantil e ensino fundamental
Entrevista: Para todos – Educadora cubana afirma que a construção de uma nova sociedade latino-americana passa pela pedagogia de Paulo Freire
Aprendiz: Descanso com mérito – No Ano Internacional do Voluntariado, jovens aproveitam as férias escolares para trabalharem em fundações e entidades não-governamentais
Destaque: Lembranças do Senhor dos Livros – Maior bibliófilo brasileiro relembra seus tempos de bancos escolares
Panorâmica: Sob o olhar dos séculos – Dívidas emergenciais prendem a educação brasileira ao milênio passado

Edição 237 – Dezembro 2000
Capa: Anjos caídos – A face Oculta da infância Maldade infantil, todo mundo vê mais ninguém comenta
Entrevista: Avaliar para melhor formar – Especialista francês, Charles Hadji sugere que professores troquem “falsas medidas” por “avaliação formativa” da aprendizagem
Aprendiz: Ensinar a diferença – PCNs prevêm discussão da pluralidade cultural brasileira – mas professores não sabem tratar do tema
Memória: Com rigor e coragem – Fernando Azevedo ajudou a colocar a educação como prioridade na agenda nacional
Teleeducação: Educação em tempo real – Avanços tecnológicos dos meios de comunicação anunciam uma revolução no ensino, capaz de levar conhecimento a um maior número de pessoas

Edição 236 – Novembro 2000
Capa: 50 anos de infância – Em seus cinqüentenário, TV brasileira desempenha papel cada vez mais fundamental na formação – e deformação – das crianças
Entrevista: Escola de cidadania – Diretor-presidente do Ethos, Oded Grajew é categórico: em educação, as empresas têm de dar o exemplo
Aprendiz: Muito por fazer – Pesquisa da Fundação Orsa sobre educação infantil demonstra falhas e carências em creches brasileiras
Destaque: Crédito em aberto – Setor de educação deve ganhar espaço na agenda de investimentos da comunidade financeira

Edição 235
Capa: Ave, Cesare! – Projeto Axé ganha reconhecimento internacional ao educar crianças a partir das artes e do esporte
Entrevista: Jornalista amigo da criança – Geraldinho Viera
Aprendiz: À margem das letras – Semana da alfabetização
Panorâmica: A bolsa ou a vida – Desprivatizar o público

Edição 234
Capa: Relato de uma aventura pedagógica – Professores se aventuram em projeto vitorioso no qual todos se tornam aprendizes capazes de ensinar e aprender na Era da Informação
Entrevista: Reinventar a escola – Educador português, Rui Canário, quer desconstruir a organização do tempo e do espaço pedagógicos em busca de mudanças radicais na educação
Destaque: Yankees, go home – Polêmico projeto de lei pretende pôr fim a estrangeirismos incorporados desnecessariamente por nossa língua pátria
Panorâmica: Docência, a que se destina? – Para proteger e manter a vida, finalidade máxima da educação, é preciso transbordar amor

Edição 233
Capa: As flores do jardim da infância – Educação infantil passa por um longo ciclo de estagnação – apesar de sua importância na formação das futuras gerações
Entrevista: Em tempo real – Ex-presidente a Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, defende com vigor a ampliação do ensino a distância no Brasil
Aprendiz: Ação conjunta – Desconhecimento e preconceito ainda são entraves para que grupos juvenis atuem na escola e na comunidade
Destaque: No silêncio do Oceano Atlântico – Escolas brasileiras participam de atividade internacional da Unesco sobre rota marítima percorrida pelos escravos africanos

Edição 232
Capa: O fracasso de todos nós – Com o fim da repetência, escolas públicas aprovam alunos que não sabem ler nem escrever e começam a diplomar analfabetos.
Entrevista: Pátria da mediocridade – Geógrafo e intelectual reconhecido internacionalmente, Milton Santos critica as universidades brasileiras por formar grupos fechados e cultivar um imperialismo cultural
Aprendiz: Grandes negócios – Feira mundial de educação mostra como trabalhar com marketing numa atividade tão ligada ao contato humano
Destaque: De corpo inteiro – Educação Física vive momento de efervescência teórica, com diversas propostas e abordagens – que ainda custam a chegar às escolas
Pensata: Há (grandes) novidades no front – O Consenso de Berlim e o que isso significa em termos de políticas públicas e sociais – como a educação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
. Revista Educação. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/educacao/>. Acesso em 28 mar. 2024.

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