Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Escola de verão promove eventos para atrair garotas ao mundo da tecnologia

Serão quatro sábados com atividades gratuitas ao vivo que acontecerão a partir das 14 horas. Basta acessar o canal do GRACE no Youtube para assistir. Não é preciso se inscrever.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

Desde sábado passado, 20 de fevereiro, começaram as atividades de uma escola de verão gratuita e on-line para garotas aprenderem a criar aplicativos para celular, a Technovation Summer School for Girls (TechSchool). As inscrições para a escola já estão encerradas, mas mesmo quem não conseguiu uma das 50 disputadas vagas poderá acompanhar diversos eventos on-line da TechSchool, que serão realizados durante quatro sábados, sempre às 14 horas, via Youtube.

Promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa é coordenada pela professora Kalinka Castelo Branco e por estudantes de graduação e de pós-graduação que fazem parte do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE). O grupo de extensão é ligado ao ICMC e tem como objetivo desenvolver atividades na área de tecnologia e ciências exatas voltadas para o público feminino. Todos os eventos online serão transmitidos pelo canal do GRACE no Youtube e não demandam inscrições prévias, sendo abertos à participação de pessoas interessadas de todos os gêneros.

A próxima live será da palestra “A importância da primeira imagem de um buraco negro”, que acontece dia 13 de março, também às 14 horas. O tema será abordado pela pós-doutoranda Lia Cordovil Faraco de Medeiros, do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, nos Estados Unidos.

Graduada em Física e Astrofísica pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Lia concluiu o doutorado na Universidade da California, em Santa Barbara, e, desde o começo de 2020, coordena um grupo de estudo do telescópio Horizonte de Eventos, que publicou a primeira imagem de um buraco negro. “Eu vou apresentar esse projeto e explicar como reconstruímos uma imagem usando dados de um telescópio interferométrico. Também vou explicar o que é a sombra do buraco negro, e como podemos usar uma imagem dessa sombra para testar se buracos negros no espaço se comportam como previsto pela teoria da gravidade de Einstein, a Relatividade Geral. Também vou abordar a minha contribuição para o projeto”, revela Lia.

Já no dia 20 de março, a partir das 14 horas, o público poderá assistir à palestra “Como a computação me trouxe para os Estados Unidos”, que será ministrada por Amanda Dias, atualmente Engenheira de Software na Microsoft. “Quando eu era criança, meu sonho era ser médica (ou veterinária), mas foi a partir de um curso técnico que eu me apaixonei pela computação. Hoje, moro nos Estados Unidos com a minha coelha (Riven) e crio vídeos no Youtube para ajudar quem tem esse sonho de trabalhar em grandes empresas de software”, conta Amanda. Segundo ela, o objetivo do bate-papo será relatar sua trajetória na computação para, potencialmente, inspirar as meninas a seguir na área.

Também no dia 20, a partir das 15h30, haverá a palestra “A potência feminista”, em que a advogada Bruna Boa Sorte, presidente do Instituto Inova, falará sobre as potências do feminino, que permanecem, muitas vezes, ocultas e oprimidas pela sociedade. Bruna mostrará, ainda, os reflexos disso na área de negócios e na geração de inovações.

Encerrando as transmissões ao vivo, dia 10 de abril, a partir das 14 horas, o público poderá conferir o resultado dos projetos de aplicativos desenvolvidos em grupo pelas 50 participantes da TechSchool. Esses projetos serão avaliados por uma banca formada por especialistas nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Serão premiadas seis equipes que obtiverem as melhores avaliações. Nesse dia, haverá, ainda, depoimentos de mulheres que assumiram posições de liderança em empresas brasileiras que atuam inovando e otimizando serviços na área de tecnologia.

Para assistir, basta acessar o canal www.youtube.com/c/graceicmcusp

Com informações de Denise Casatti, Assessoria de Comunicação do ICMC/USP