Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Experiências de ensino remoto nas universidades são tema de publicação

Periódico eletrônico “Medicina”, editado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, conta com 17 artigos escritos por professores e pesquisadores da área de educação da USP e de outras universidades
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

A suspensão das atividades educacionais foi uma das primeiras medidas adotadas pelos governantes brasileiros para conter o avanço no número de casos e mortes por covid-19. O cenário exigiu mudanças na rotina de professores e alunos para se adaptarem ao ensino remoto, minimizando ao máximo o prejuízo na aprendizagem.

Considerando a necessidade premente de registrar, compartilhar e discutir as experiências vivenciadas durante a pandemia, tendo como base comum a educação remota emergencial em um conjunto de universidades, a nova edição da revista Medicina (Ribeirão Preto), editada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP em parceria com o Hospital das Clínicas da FMRP, disponibiliza um conjunto de 17 artigos com relatos das vivências na FMRP, Instituto de Química e Instituto de Biologia, todos da USP.

A edição traz também a experiência de outras instituições brasileiras, como a Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A edição também traz textos que abordam a plataforma Moodle da USP, um pouco da história e dados do E-disciplinas, além de um texto provocante sobre o papel das instituições de ensino em um processo disruptivo como o vivido após o início da pandemia.

A 54ª edição da revista traz reflexões no contexto acadêmico, de integração de tecnologia educacional, plano de ensino e aprendizagem (PEA), design instrucional, caminho e possibilidades, avaliação do estudante na educação remota e a distância. Entre os autores dos artigos estão professores da FMRP, outras unidades da USP e de instituições de ensino brasileiras, além de especialistas em educação.

Clique aqui para acessar a revista.

Sobre a revista Medicina (Ribeirão Preto)

A revista Medicina (Ribeirão Preto) é um periódico eletrônico com publicação trimestral editado pela FMRP em parceria com o Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP). Tem como objetivo propiciar o avanço e aprimoramento da prática da medicina multidisciplinar.

O periódico tem a publicação de artigos de pesquisas originais, relatos científicos (artigos de revisão e relatos de casos), ensaios, temas de ensino em saúde e gestão em organizações de saúde, além de textos científicos divulgados em repositórios no formato preprint.

Mais informações: revmed@hcrp.usp.br

Por Giovana Grepi – Jornal da USP