Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Exposição virtual destaca protagonismo de jovens na busca por soluções socioambientais

A mostra é resultado de projeto de educomunicação, envolveu 255 participantes de três cidades do Brasil e fica no ar até o próximo dia 28/02
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Reprodução/Exposição Lá onde eu moro

 

Um divertido jogo de narrativa – ou RPG (Role-Playing Game) – com direito a heróis e desafios, mas onde as vitórias beneficiam os jovens e o ambiente em que estão inseridos. É assim que funciona o projeto Heróis em Ação, implementado pela empresa Evoluir, com apoio do Ministério do Turismo e da Duratex. De forma lúdica e gamificada, os participantes são estimulados a analisar os problemas socioambientais de seu bairro, e propor ações de conscientização, interferindo de maneira positiva. Em 2020, 255 jovens de Aracaju (SE), Itapetininga (SP) e João Pessoa (PB), com suporte de 78 facilitadores, utilizaram a criatividade e recursos como vídeos, músicas e desenhos para falar de problemas sérios, como lixo em terremos baldios e a exploração do trabalho infantil. O resultado pode ser visto no site “Lá onde eu moro”, no ar até o próximo dia 28/02, em uma exposição virtual imersiva e inédita, que diverte, ensina e inspira.

Foto: Reprodução/Exposição Lá onde eu moro

 

“É a primeira vez que fazemos a exposição dos projetos de forma virtual, geralmente a construção dessa mostra presencial faz parte das etapas do projeto e do jogo, mas com as restrições da pandemia, tivemos que nos adaptar”, conta a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Carla Costa. “Isso foi necessário em várias fases da iniciativa em 2020, com oficinas culturais remotas, por exemplo, mas estamos muito satisfeitos com o resultado, ficou surpreendente, à altura das ideias e da dedicação dos jovens!”, elogia. “Conseguimos de fato criar um ambiente imersivo, lúdico, com muita informação, mas também diversão, simulando uma visita a uma estação de trem, onde todos são conduzidos pela personagem Babi a refletirem sobre cultura, território e ações socioambientais”, descreve. “Entrando em cada vagão, é possível conhecer então em detalhes as produções de educomunicação incríveis realizadas pelos jovens nesta edição”.

Foto: Reprodução/Exposição Lá onde eu moro

 

Para a viabilização do Heróis em Ação, a Evoluir contou ainda com o suporte dos parceiros Instituto Rahamim, Secretaria Municipal de Promoção Social de Itapetininga através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Movimento Jovem, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e dos CRAS.

Como funciona o projeto Heróis em Ação

Os conceitos e ações do projeto são conduzidos por meio de um divertido jogo de narrativa RPG, inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá onde eu moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez, utilizando a metodologia aprendizagem baseada em projetos. Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis são convidados para uma aventura que agrega linguagem, mídias e território para mobilizar pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para as localidades em que vivem. O jogo conta com seis estações e o facilitador é o mestre que narra e conduz os adolescentes e jovens participantes na realização das ações de educomunicação. Os grupos (chamados no jogo de ligas) devem cumprir os desafios em cada estação para alcançarem a meta final.

A exposição das ações é a última estação. Todos recebem gratuitamente os chamados impressos, os mapas e passaportes da Jornada, além do livro utilizado. As etapas de implementação incluem acolhida tecnológica, entrega dos materiais de apoio, formação dos facilitadores, edital de projetos (chamado no jogo de Dossiê) e avaliação final. Em todas as cidades por onde já passou, o Heróis em Ação proporcionou a realização de projetos que vão da construção de espaços de convivência até mutirões de limpeza e resgate histórico dos bairros. Assim como todos os projetos da Evoluir, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030, colaborando especialmente com os ODS 3, 4, 5, 10, 11, 12, 14, 15 e 16.

Exposição virtual Lá onde eu moro: https://www.laondeeumoro.com.br/

Com informações de Beatriz Cavalcanti, da Novità