extensão universitária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A extensão universitária constitui uma das três funções básicas da universidade, conforme estabelecido na Constituição Brasileira de 1988 e na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). De acordo com essas leis, “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

A idéia de extensão universitária pressupõe a integração da universidade com a sociedade, através de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito da academia. A extensão é uma forma da universidade socializar e democratizar o conhecimento, levando-o aos não universitários e, dessa forma, influenciar e ser influenciada pela comunidade, possibilitando uma troca de valores entre a universidade e o meio.

A extensão universitária diferencia-se dos chamados cursos de extensão universitária, que destinam-se a complementar conhecimentos em áreas específicas. As atividades de extensão, dever constitucional das universidades, são bastante amplas, complexas e não se confundem com esses cursos, apesar de poder incluí-los nas próprias ações de extensão.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete extensão universitária. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/extensao-universitaria/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.