Faber-Castell leva o Programa de Aprendizagem Criativa na Bett Educar

Pesquisas internacionais já apontam a criatividade como uma competência importante para os desafios do futuro. Especialistas na área de educação estão em busca de soluções inovadoras que irão preparar as crianças a partir de habilidades e competências fundamentais, como a capacidade de resolução de problemas complexos. Nesse cenário, a Faber-Castell identificou a oportunidade de ajudar pais, professores e escolas a alavancar o potencial criativo das crianças: em 2017, criou seu Programa de Aprendizagem Criativa, uma iniciativa pioneira desenvolvida em parceria com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab, que já está em prática em escolas no Brasil.

Para fomentar discussões consistentes sobre o tema, a Faber-Castell marca presença na Bett Educar, entre os dias 14 e 17 de maio, com estande exclusivo e programação de atividades na feira e no congresso. O objetivo é apresentar a aprendizagem criativa, que explora ferramentas como storytelling, design thinking e maker (atividades mão na massa) a gestores, coordenadores pedagógicos e educadores. Além disso, o Programa tem como princípio a participação do professor como mediador e sua abordagem está totalmente integrada à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Ainda no espaço da marca, os visitantes poderão participar de uma Oficina de Aprendizagem baseada em micromundos, que irá transportá-los para uma floresta encantada. A atividade será durante todos os dias da feira, com duração de até 15 minutos. Uma equipe dedicada a projetos de educação da Faber-Castell estará disponível no local para conversar sobre a abordagem.  

De acordo com Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell, a intenção é cada vez mais investir em metodologias e soluções que ampliem as possibilidades do pensamento criativo dentro e fora de sala.

“A velocidade das mudanças que temos enfrentado nos últimos anos, e que possivelmente irá se acentuar no futuro, faz com que novos modelos de aprendizagem, que estimulem as crianças a pensarem de forma inovadora, sejam fundamentais. Cada vez mais habilidades como senso crítico, comunicação, criatividade e colaboração são fundamentais para prepará-las para a vida adulta. Não bastará apenas ter a informação e o conhecimento. O grande diferencial será como usá-los de forma criativa e inovadora”, explica o executivo.

Confira a programação:

Rodas de conversa no estande

14/5

  • Bate-papo sobre como a abordagem da Aprendizagem Criativa potencializa as competências gerais da BNCC com Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare,.

Horário: 15h

Duração: 40 minutos

15/5

  • Bate-papo sobre Aprendizagem Criativa Faber-Castell com Leo Burd, do MIT Lab.

Horário: 15h

Duração: 40 minutos

16/5

  • Bate-papo sobre Criatividade e Neurociência na escola com Adriessa Santos.

Horário: 15h

Duração: 40 minutos

Programação Congresso

14/5

  • Palestra sobre Aprendizagem Criativa Faber-Castell: uma abordagem que integra storytelling, ideação e mão na massa com o pesquisador Leo Burd, do MIT Media Lab.

Horário: 17h30

Duração: 1 hora

Onde: Auditório 6

  15 e 16/5

  • Workshop sobre Aprendizagem Criativa com a pedagoga Ana Carolina Dorigon.

Horários: Manhã – das 10h às 13h; tarde – das 14h às 17h

Duração: 3 horas

Onde: conferir no site do evento – www.bettbrasileducar.com.br/agenda-congresso

A Bett Educar deve reunir mais de 22 mil visitantes, além de cerca de 250 expositores. Com extensa grade de conteúdo, o evento conta com congresso voltado a educadores e um Fórum de Gestores. Para mais informações: https://www.bettbrasileducar.com.br/

Sobre a Bett Educar                                                                                                                                             

A Bett Educar é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, parte do portfólio da ITE Group plc, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett Educar visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos. A 26ª edição do evento acontecerá de 14 a 17 de maio de 2019 no Transamerica Expo Center e reunirá mais de 230 empresas nacionais e internacionais, cerca de 20 startups do mercado e mais de 22 mil participantes do setor educacional de todos os estados do Brasil.

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Informações para a imprensa:
Ideal H+K – PABX: (11) 4873 7900 – www.idealhks.com
Giovanna Bizelli – (11) 4873-7955 – giovanna.bizelli@idealhks.com
Fernanda Triches – (11) 4873-7913 – fernanda.triches@idealhks.com
Tatiana Americano – tatiana.americano@idealhks.com


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
Redação Educabrasil. Faber-Castell leva o Programa de Aprendizagem Criativa na Bett Educar. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/faber-castell-leva-o-programa-de-aprendizagem-criativa-na-bett-educar/>. Acesso em: 15 de jul. 2019.

Ou

Faber-Castell leva o Programa de Aprendizagem Criativa na Bett Educar, por Redação Educabrasil, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/faber-castell-leva-o-programa-de-aprendizagem-criativa-na-bett-educar/>. Acesso em: 15 de jul. 2019.