FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

É uma categoria específica de fundação (ou entidade) que viabiliza recursos para o desenvolvimento da pesquisa nas diversas áreas da Ciência e da Tecnologia. As FAPs são entidades que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, ao lado de instituições tradicionais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). São entidades que exercem papel significativo nas definições da política científico-tecnológica nacional.

A primeira das FAPs do Brasil foi fundada em 1962 no estado de São Paulo, e se denomina Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp). A partir desta, outros estados brasileiros passaram a estruturar suas próprias fundações, baseados no modelo da Fapesp. Em 1964, o estado do Rio Grande do Sul fundou a Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). Em 1980, o estado do Rio de Janeiro fundou a Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais foi criada em 1985. Mas foi durante a década de 90 que o país passou a ver o crescimento das FAPs no restante dos estados brasileiros. Atualmente, as FAPs são as seguintes:
Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)
Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (FAP-DF)
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapep)
Fundação de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Funcitec)
Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (FAP-SE)
Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap)
Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi)
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Mato Grosso (Fapemat)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/faps-fundacoes-de-amparo-a-pesquisa/>. Acesso em 22 jun 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.