freqüência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Refere-se à presença do aluno nas atividades escolares, e cuja quantidade é levada em conta na aprovação para o próximo período letivo. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, na Educação Básica nos níveis Fundamental e Médio, a freqüência passou a ser calculada sobre 800 horas do período letivo, independente do rendimento escolar do aluno. Assim, o aluno só pode faltar às aulas até o limite de 25% do total das 800 horas, ou seja, 200 horas. Se ultrapassar este limite, estará reprovado no período letivo, mesmo que tenha obtido resultado satisfatório. No entanto, a freqüência obrigatória, abordada pela LDB como um determinante para a qualidade da educação, pode passar por atividades extra-escolares, isto é, fora dos limites físicos da sala de aula ou da escola.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete freqüência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/frequencia/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.