Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Game in Lab publica edital para bolsa de apoio a projetos de pesquisas sobre jogos de tabuleiro

Programa do Grupo Asmodee disponibiliza bolsas de 15 mil euros (cerca de R$ 100 mil) destinados a propostas que envolvam jogos de tabuleiro em diversas áreas do conhecimento. Inscrições vão até 16 de abril. 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Reprodução/Galápagos

 

O grupo francês Asmodee, que atua no mercado brasileiro de jogos de tabuleiro através da Galápagos, promove desde o dia 27 de janeiro, por meio do programa Game in Lab, uma chamada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Trata-se de uma busca por projetos que envolvam os jogos analógicos. O programa de apoio à pesquisa tem bolsas de aproximadamente 15 mil euros (cerca de 100 mil reais).

Em mais um ano, o Game in Lab oferece vagas destinadas a pesquisadores internacionais que apresentem estudos de ciências básicas ou aplicadas, e que envolvam o uso de jogos de tabuleiro. Na última edição, o Brasil foi o país que mais teve projetos inscritos. Confira abaixo a iniciativa contemplada, liderada por Ariela Holanda:

Os projetos devem ser submetidos através do portal oficial do programa (em inglês), que também contém os pré-requisitos a serem atendidos: https://www.game-in-lab.org/call-for-project/

A agenda do Game in Lab 2021:

  • 27/01/2021, 12:00 (horário de Paris) – Abertura do edital e início das inscrições;
  • 16/04/2021, 12:00 (horário de Paris) – Encerramento das inscrições;
  • Junho/2021 – Comitê de seleção;
  • Julho a setembro/2021 – Apresentação e assinatura de acordo entre as partes;
  • Outubro/2021 – Início do projeto.

Interessados poderão se informar sobre projetos contemplados em edições anteriores – incluindo o estudo brasileiro vencedor do edital 2020 – pelas apresentações feitas durante o 2nd Game in Lab Symposium. Com palestras em inglês e francês, o conteúdo pode ser assistido no canal oficial do Game in Lab no YouTube.

Sobre o Game in Lab

Foi criado pelo Grupo Asmodee em 2018, numa parceria com o Innovation Factory, um cluster francês focado em inovação. O objetivo da iniciativa é explorar os efeitos sociais e cognitivos dos jogos de tabuleiro para o ser humano.

O programa está estruturado em três objetivos principais: (a) apoio financeiro a projetos de pesquisa sobre jogos de mesa; (b) criação e desenvolvimento de uma comunidade diversa, com pesquisadores e jogadores pelo mundo; e (c) compartilhamento de conhecimento científico com um público mais amplo.

Apesar de ser um programa recente, o Game in Lab já possui projetos sendo apoiados pela iniciativa, dentre eles uma pesquisa que tem por objetivo catalogar os efeitos da prática lúdica no bem-estar e nas habilidades cognitivas de idosos com doenças degenerativas. Para isso, diferentes jogos de tabuleiro são testados e adaptados às restrições e necessidades dos participantes do projeto.

Sobre a Galápagos

Galápagos é uma editora de jogos de mesa modernos no Brasil. Por meio de licenciamento, tradução e distribuição, a empresa conta com um catálogo de mais de 300 produtos voltados para diferentes idades e públicos, como Dixit, Dobble, Black Stories, Zombicide, Exploding Kittens, Ticket to Ride, Pandemic e Dungeons & Dragons. Em 2018, passou a fazer parte do grupo francês Asmodee. Mais informações em https://www.mundogalapagos.com.br.

Com informações de Rodrigo Caputo, da Galápagos Jogos