GEPG (Grau de Envolvimento em Pós-Graduação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

É um indicador de desempenho adotado em instituições de ensino superior, principalmente aquelas que mantêm uma produção científica – como, por exemplo, as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), que informa a relação percentual entre o número de estudantes vinculados aos programas de mestrado e doutorado (número de cabeças) e o número de alunos matriculados na graduação e na pós-graduação (número de cabeças). O GEPG é baseado na idéia de que a pesquisa é a atividade-fim da universidade, que a diferencia de uma escola que mantenha como principal objetivo o ensino de graduação. Ele é bastante utilizado nos estudos de avaliação do ensino superior. O indicador é calculado por meio da expressão matemática:

GEPG= número de alunos de mestrado e doutorado / número total de alunos na graduação e pós-graduação
onde:
“/” significa dividido

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete GEPG (Grau de Envolvimento em Pós-Graduação). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/gepg-grau-de-envolvimento-em-pos-graduacao/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.