GPE (Grau de Participação Estudantil)

É um indicador de desempenho adotado em instituições de ensino superior, principalmente aquelas que mantêm uma produção científica – como, por exemplo, as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), que informa o grau de utilização da capacidade instalada na instituição pelo alunado e também a velocidade de integralização curricular. O GPE, que é bastante utilizado nos estudos de avaliação do ensino superior, é obtido pelo quociente entre o número total de alunos em tempo integral (ATI) e o número total de alunos ativos na graduação (números de cabeças). Os dados semestrais são somados e divididos por 2. O indicador é calculado por meio da expressão matemática:

GPE=ATI / número total de alunos de graduação
onde:
“/” significa dividido


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete GPE (Grau de Participação Estudantil). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/gpe-grau-de-participacao-estudantil/>. Acesso em: 18 de ago. 2019.

Ou

Verbete GPE (Grau de Participação Estudantil), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/gpe-grau-de-participacao-estudantil/>. Acesso em: 18 de ago. 2019.