graduação tecnológica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

É o curso de nível superior da Educação Profissional destinada aos que concluíram o Ensino Médio e cujo título concedido é o de tecnólogo. A graduação tecnológica tem duração média de dois anos, dá direito a um diploma de graduação e permite a continuidade dos estudos em nível de bacharelado (graduação de quatro anos ou mais) e até mesmo de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu). A denominação desses cursos, ao se definir as diretrizes, tanto pode ser Curso Superior de Tecnologia, acrescido da área profissional e da modalidade/habilitação proposta, quanto pode ser Graduação Tecnológica, acrescido da área profissional e da modalidade pretendida.

Na graduação tecnológica, o tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área bastante específica, desenvolvendo determinadas habilidades e competências para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional. O tecnólogo também tem uma formação voltada para a gestão, o desenvolvimento e difusão de processos tecnológicos.

A graduação tecnológica situa-se no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que propôs a Reforma da Educação Profissional e, dessa forma, passou a organizá-la como modalidade capaz de perpassar os níveis básico e superior da Educação. Portanto, é oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete graduação tecnológica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/graduacao-tecnologica/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.