Guia de Livros Didáticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Guia elaborado a partir do Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo orientar os professores na escolha do livro didático que apoiará o seu trabalho pedagógico durante um período de três anos.

O guia traz um resumo das obras aprovadas e as classifica em três categorias: três estrelas (recomendadas com distinção); duas estrelas (recomendadas); e uma estrela (recomendadas com ressalvas). Ao final do guia consta uma relação dos outros livros analisados e que não foram recomendados, trazendo a justificativa de sua exclusão da relação de livros recomendados. Segundo o MEC, a exclusão leva em conta as obras que contêm erros conceituais, indução a erros, insuficiências metodológicas, preconceitos ou discriminações e desatualização. Cada um dos livros apresentados no Guia de Livros Didáticos é avaliado por dois membros de uma comissão correspondente a sua área de atuação e seus pareceres são comparados pelo coordenador da equipe. Se houvesse discordância, um terceiro professor é convocado para analisar o material.

As resenhas dos títulos recomendados veiculadas pelo Guia apresentam as principais características de cada obra e também oferecem pistas que pretendem auxiliar o professor a refletir sobre as questões relativas à qualidade das propostas veiculadas e a escolher um livro que poderá apoiar uma nova forma de atuação em sala de aula.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Guia de Livros Didáticos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/guia-de-livros-didaticos/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.