heutagogia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação de abordagens, na pedagogia, o professor define o que e como ensinar o aluno, geralmente aplicada com crianças. Na andragogia, o professor define o que ensinar e o aluno pode interferir mais no processo de aprendizagem, sendo mais praticada com adultos. Na heutagogia, o aluno realiza sua autonomia, definindo conteúdos e métodos. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, a heutagogia ganha força e oferece ambiente favorável para o aluno direcionar seu aprendizado.

Ir além da simples aquisição de habilidades e conhecimentos significa avançar para uma experiência mais integral que permitiria aprender continuamente, ou seja, aprender ao longo da vida. Daí a necessidade de aprender a aprender. Desafiando nossa maneira de pensar a aprendizagem, a heutagogia propõe “[…] fazer com que os professores pensem mais sobre o processo do que sobre o conteúdo; permitir que os alunos deem sentido ao seu mundo em vez de dar sentido ao mundo do professor; forçando-nos a entrar no mundo do aluno; e permitindo que os professores olhem além de sua própria disciplina e teorias favoritas” (HASE, KENYON, 2000).

Uma abordagem heutagógica, num curso presencial ou a distância, até pode ter o professor que oferece conteúdos e diversos outros recursos, mas são os alunos quem vão fazer o curso, determinando o que é relevante, negociando atividades, o modo de realizá-las e a avaliação adotada. A própria avaliação tem outra abordagem, sendo mais uma experiência formativa do que um meio para medir o aproveitamento.

REFERÊNCIAS:
HASE, Stewart; KENYON, Chris. From andragogy to heutagogy. ultiBASE publication, 2000. Disponível em <https://bit.ly/toheutagogy>. Acesso em 09 mar 2021.

SAIBA MAIS:
No artigo Heutagogy: a child of complexity theory, Hase e Kenyon exploram a aprendizagem para explicar o conceito. No artigo O projeto instrucional em EAD, Seleme e Munhoz usam o termo para o planejamento de formação corporativa ou acadêmica. No vídeo  Andragogia e Heutagogia, Piconez realiza uma explicação contextualizada e aprofundada. Em outro vídeo, Heutagogia e sua relação com o aprendizado, Melo esclarece o termo com outros conceitos educacionais.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete heutagogia. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/heutagogia/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.