Busque pela letra inicial:

Menu

Instituto Monitor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Primeira empresa de difusão de cursos a distância no Brasil, criada em 1939 para a oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência. Os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos. A experiência do Instituto Monitor foi seguida pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941 e que se tornou o maior difusor de cursos profissionalizantes a distância do país. O Instituto Monitor adaptou-se às novas tecnologias, passou a oferecer vídeo aulas e a apresentar seus cursos na Internet.

O ensino por correspondência, que era oferecido pelo Instituto Monitor, é considerado a primeira geração do ensino a distância (EAD). A segunda geração seria a teleducação e a terceira geração as redes de computadores e as videoconferências.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Instituto Monitor. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2008. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/instituto-monitor/>. Acesso em 25 jan 2021.