Instituto Monitor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Primeira empresa de difusão de cursos a distância no Brasil, criada em 1939 para a oferta de aulas profissionalizantes na modalidade de ensino por correspondência. Os primeiros cursos oferecidos relacionavam-se à eletrônica e à formação de radiotécnicos. A experiência do Instituto Monitor foi seguida pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941 e que se tornou o maior difusor de cursos profissionalizantes a distância do país. O Instituto Monitor adaptou-se às novas tecnologias, passou a oferecer vídeo aulas e a apresentar seus cursos na Internet.

O ensino por correspondência, que era oferecido pelo Instituto Monitor, é considerado a primeira geração do ensino a distância (EAD). A segunda geração seria a teleducação e a terceira geração as redes de computadores e as videoconferências.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Instituto Monitor. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2008. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/instituto-monitor/>. Acesso em 26 out 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.