Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Inteligência artificial aprimora teste de proficiência em inglês

A certificação acontece on-line pelo Duolingo English Test em até 48 horas e é aceita em mais de 3000 instituições
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

O Duolingo English Test usa a inteligência artificial (IA) na criação, administração, segurança e pontuação, segundo a Duolingo, a conhecida plataforma para aprendizado de idiomas. Com isso, a aplicação garante rapidez na realização: menos de uma hora. E o resultado sai em até dois dias.

Com relação à segurança, por exemplo, um processo de filmagem é realizado durante todo o teste e a gravação é revisada com visão computacional — uma técnica de IA que reconhece imagens e a movimentação para identificar a presença de outras pessoas no local, direção do olhar e ainda os sons do ambiente.

Outro uso da IA está na elaboração da prova, fazendo com que o Duolingo English Test seja adaptativo, com questões diferentes para cada estudante. Todo esse processo garante que a prova aplicada seja única e, ao mesmo tempo, capaz de certificar a proficiência. Temos, portanto, várias aplicações com IA para para avaliar as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. Em outras palavras, é um processo complexo para assegurar a realização do teste em menos de uma hora.

Foto: Divulgação Duolingo

 

Todo o processo com IA e também por conta da pandemia, que exigiu medidas sanitárias de isolamento desde março de 2020, colocou o Brasil no top 10 dos países que mais realizam o teste. Segundo a Duolingo, no ano passado, houve um aumento de 500% na procura pelo Duolingo English Test no Brasil.

“O aumento no número de estudantes brasileiros que realizaram o Teste de Inglês Duolingo ocorreu principalmente devido ao isolamento social, já que o exame é on-line e o aluno não precisa comparecer a um local determinado para realizá-lo”, explica Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

A marca Duolingo é bastante conhecida para quem procura aprender inglês e outros idiomas por meio de aplicativos. São 99 cursos com 39 idiomas distintos e seis cursos para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto. Outros recursos de aprendizagem oferecidos são: Duolingo Podcasts, Duolingo Stories e Duolingo Events. Segundo dados da empresa, há 500 milhões de usuários globalmente e 30 milhões no Brasil.

O Duolingo foi projetado para parecer um jogo e utiliza a IA para oferecer lições personalizadas e adaptativas aos alunos. O Duolingo English Test segue esses parâmetros. Além disso, os alunos podem escolher data e horário conforme preferirem e apenas precisam de um computador com câmera, microfone e acesso a internet e de um ambiente silencioso e bem iluminado. A certificação tem uma taxa de 49 dólares.

Site do Duolingo English Test https://englishtest.duolingo.com

Com informações da Vanessa Araf, da Smartpr