jogos educativos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

São considerados ambientes de aprendizagem que não fornecem o conteúdo diretamente ao aluno, mas que utilizam-se do cognitivismo, ou seja, o aluno aprende através da busca, da descoberta e do raciocínio.

Segundo Piaget, o jogo tem uma relação estreita com a construção da inteligência e possui uma efetiva influência como instrumento incentivador e motivador no processo de ensino-aprendizagem. Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos teriam uma dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional.

Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração

Piaget classificou os jogos correspondendo a um tipo de estrutura mental:
– Jogos de exercício sensório-motor: utilizados desde o nascimento até os 2 anos aproximadamente, na qual a criança brinca sozinha, sem utilização da noção de regras.
– Jogos simbólicos: utilizados dos 2 aos 6 anos, na qual as crianças adquirem a noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças jogos de faz-de-conta.
– Jogos de Regras: utilizados dos 7 aos 11 anos, na qual as crianças aprendem regras e jogam em grupos, numa fase de jogos como futebol, damas etc.

O uso da informática na educação através de softwares educativos possibilitou um ambiente de aprendizagem que une as características dos jogos com as de software. Ou seja, o aprendizado pode ser mais agradável e interessante, devido à possibilidade maior de interação nos jogos e por estes incluírem sons, fotos, imagens, animações entre outras mídias.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete jogos educativos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/jogos-educativos/>. Acesso em 14 mai 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.