jornada de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Termo relacionado ao tempo em que o professor permanece na escola.

Segundo as diretrizes nacionais para a carreira do magistério, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a jornada de trabalho do magistério não pode ser maior do que 40 horas semanais em um mesmo cargo. A LDB dispõe que deve ser assegurado, na carreira do magistério, período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho, sem determinar a proporção desse período. As horas-atividade incluem trabalho individual (preparação de aulas, correção das tarefas dos alunos) e trabalho coletivo (reuniões administrativas e pedagógicas, estudos, atendimento aos pais). As diretrizes nacionais não definem que as horas-atividade tenham que ser cumpridas no recinto escolar, mas sim de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.

A proposta de Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) é implementar, gradualmente, uma jornada de tempo integral para os professores, cumprida em um único estabelecimento escolar, de forma a viabilizar 30 horas de atividade em sala de aula, com adicional de 10 horas para outras atividades.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete jornada de trabalho. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/jornada-de-trabalho/>. Acesso em 16 mai 2022.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.