Logo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Linguagem de programação simples e estruturada voltada à educação, que tem como objetivo permitir que uma pessoa se familiarize, através do seu uso, com conceitos lógicos e matemáticos através da exploração de atividades que auxiliam o usuário a formalizar seus raciocínios cognitivos, conforme descrito pelo Departamento de Informática de Universidade Estadual de Maringá.

“Especialmente desenhada para ser utilizada pelas crianças, a linguagem Logo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem baseada nas teorias de Psicologia Genético-Evolutiva de Jean Piaget, onde as crianças podem ser vistas como construtoras de suas próprias estruturas intelectuais. A partir dessa idéia, um grupo do Massachussetts Institute of Technology, dos Estados Unidos, no início dos anos 70, desenvolveu a linguagem em que o computador é a ferramenta que propicia à criança as condições de entrar em contato com algumas das mais importantes idéias em ciências, matemática e criação de modelos. Ao trabalhar com a linguagem Logo, o erro é tratado como uma tentativa de acerto, ou seja, uma fase necessária à nova estruturação cognitiva.”

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Logo. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/logo/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.