método montessori

É um dos métodos de ensino mais difundidos e controvertidos do século XX. Criado pela pedagoga italiana Maria Montessori (1870-1952), o método baseia-se na defesa do potencial criativo da criança, conjugando o desenvolvimento biológico e mental com ênfase no treinamento prévio dos movimentos musculares necessários à realização de tarefas como a escrita. Esse método, inicialmente utilizado em crianças portadoras de deficiências mentais, procura criar uma nova relação entre aluno e professor, estimulando a correção pelo próprio aprendiz. Nessa concepção, o aluno é o centro de todas as atividades, com estímulo para ser responsável, livre, emocionalmente equilibrado e engajado na sociedade em que vive.

A partir da experiência com o público especial, a pedagoga, em 1907, abriu uma Casa dei bambini (casa das crianças) para aplicar o seu método. A iniciativa foi bem-sucedida e ampliada para várias outras escolas com projeção mundial.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete método montessori. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/metodo-montessori/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.

Ou

Verbete método montessori, por Ebenezer Takuno de Menezes e Thais Helena dos Santos, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/metodo-montessori/>. Acesso em: 19 de jun. 2019.