MOVA Digital

Projeto de alfabetização digital criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2001, que se propõe a criar com as comunidades de jovens e adultos que se alfabetizam um sistema de leitura do mundo digital que permita desvelar seus problemas e desafios à medida que se dominam seus instrumentais de uso e os utilizam para representar o seu mundo e refletir sobre o seu próprio pensamento, atualizando-o continuamente. O verdadeiro sentido do trabalho não é a informática em si, nem a profissionalização, mas a sua incorporação ao processo de ensino e de aprendizagem. “A complexificação dos temas e da necessidade de “ler e escrever” este mundo, de posicionar-se diante dele e inserir-se na sociedade do conhecimento é que demanda novo domínio dos conteúdos da informática: planilhas, internet, editor de texto, desenho de páginas web…”

O MOVA Digital é baseado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado por Paulo Freire quando atuava da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, cujo objetivo é diminuir radicalmente o número de analfabetos absolutos no país através de um processo construtivo de ampliação do próprio conhecimento com intervenção sistemática do educando e da vivência com os colegas numa relação de diálogo.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete MOVA Digital. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mova-digital/>. Acesso em: 21 de set. 2019.

Ou

Verbete MOVA Digital, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mova-digital/>. Acesso em: 21 de set. 2019.