MundoMaker leva Cultura Maker para Bett Educar 2019

A escola aposta em soluções e produtos com um olhar voltado para a educação integral, que serão apresentadas em seu estande durante a feira

MundoMaker, escola de inovação e tecnologia, participa pela segunda vez da feira Bett Educar 2019, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, de 14 a 17 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Para esta edição, o MundoMaker leva novidades como o App Makerfólio, o material completo e exclusivo do MakerLab – indicado para uso da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2, com livros, projetos e Caixas Inspiramaker, além do diário de bordo do aluno e plano de atividades do professor. A parceria com a 3D Criar também será lançada na feira.

MundoMaker terá um estande de 30m2, com cenografia criada pela arquiteta Patricia Yasuda, reproduzindo uma oficina maker. No espaço, os visitantes poderão vivenciar um ambiente propício às atividades mão na massa, que englobam marcenaria, robótica, programação, engenharia, fabricação digital, elétrica/eletrônica, design e arte, como é trabalhado nas unidades do MundoMaker.

MakerLab

Programa Curricular MakerLab é um sistema de aprendizagem, desenhado para atender escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionando aos alunos ferramentas como caminho para novas descobertas e aprendizados de maneira prática. Promove, por meio da construção de projetos, o desenvolvimento de competências e habilidades em crianças e jovens, gerando aprendizado e conhecimento. O programa está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e é focado nas competências gerais e nos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Ciências.

“O programa MakerLab foi desenvolvido pelo MundoMaker para integrar a grade curricular de escolas que pensam a educação de forma inovadora. Está estruturado em torno de projetos mão na massa, pensados para cada ano escolar com o intuito de desenvolver competências e habilidades específicas por idade, percorrendo as áreas de programação, elétrica e eletrônica, ferramentas manuais e elétricas e fabricação digital, além de competências socioemocionais, como empatia, colaboração, autonomia e resolução de problemas”, explica Fabio Zsigmond, cofundador do MundoMaker.

O programa MakerLab se baseia nos três pilares da Educação Integral: relação do aluno com ele mesmo enquanto indivíduo; relação do aluno com as coisas e os sistemas do mundo; e relação do aluno com os outros, ou seja, com a sociedade. As atividades propostas incentivam o trabalho em equipe e o compartilhamento, propiciando um ambiente no qual a curiosidade é o motor para a construção do conhecimento.

As sessões do MakerLab atendem às demandas dos aprendizes de hoje: novos espaços de aprendizagem, atenção plena, metodologias ativas, trabalho com projetos, resolução de problemas, trabalho em equipe, investigação e compartilhamento de saberes. Para isso, durante os projetos são utilizadas ferramentas digitais e analógicas: softwares de programação, prototipagem eletrônica, furadeiras, chaves de fenda, impressoras 3D, máquina de corte a laser, entre outras, contemplando diferentes linguagens.

Makerfólio

Como novidade apresentada na feira, e integrando o MakerLab, está a ferramenta Makerfólio, um aplicativo para documentação de projetos e aprendizados. Nele, os registros são feitos de modo ágil e intuitivo pelo aluno. O app tem diversidade de formatos de registro para contemplar diferentes estilos de aprendizagem (imagem, texto, desenho, escrita, voz, vídeo e links). Permite ainda a gestão e avaliação formativa feita pelo educador.

Parceria MundoMaker & 3D Criar

Nesta edição da Feira Bett Educar, o MundoMaker em parceria com a 3D Criar e Cobra CNC apresentará as mais confiáveis e as melhores impressoras 3D, Cortadoras a Laser e Vinil para Espaços Maker e Fab Labs.

5 motivos para ser parceiro mão na massa MundoMaker

1.     Propostas de atividades conectadas com a realidade e alinhadas com a BNCC;

2.     Projetos pensados desde a Educação Infantil ao Ensino Médio;

3.     Avaliação formativa por meio de registro de processo em portfólio e app para apresentação de rubricas e feedback;

4.     MundoMaker trabalha sob a ótica da Educação Integral, da Aprendizagem Criativa e de valores nos quais a Cultura Maker é uma das ferramentas para o desenvolvimento do potencial criativo e empreendedor do aluno;

5.     Caixa Inspiramaker tira a preocupação com as compras de materiais e garante que tudo esteja disponível no momento certo para que a aprendizagem aconteça.

Sobre MundoMaker

MundoMaker é uma escola de inovação e tecnologia, um espaço maker onde se aprende fazendo. Foi criada em agosto de 2015, por Fabio Zsigmond, diretor executivo, e Orlando Lobosco, diretor de criação.

Trabalha para despertar o potencial criativo e empreendedor de cada um, onde as práticas de Engenharia, Programação, Arte, Design Thinking e Mindfulness são integradas em experiências divertidas e prazerosas, nas quais planejar, projetar e fazer são os vetores de um aprendizado significativo e personalizado.

É um espaço de aprendizagem criativa onde o aluno é o protagonista de seu próprio aprendizado. A proposta mescla robótica, programação e tecnologias digitais com marcenaria e mão na massa. De forma envolvente e divertida, o aluno aprende a desenvolver sua criatividade, pensamento crítico e a trabalhar em equipe.

Os professores são jovens formados em Física, Engenharia, Arquitetura e Design, que passam por uma formação maker, portanto têm competências técnicas e conceituais para promover um espaço de aprendizagem na execução de projetos com todos os participantes.

SERVIÇO:

MundoMaker na Bett Educar 2019
Localização: Estande C72
De 14 a 17 de maio – das 9h às 19h
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro-SP

MundoMaker
Instagram: @mundomaker
Facebook: @mundomakercc
Youtube: Canal Mundo Maker
Compartilhe suas fotos usando: #mundomaker #mundomakernabetteducar

Unidades
Berrini – Rua Jaceru, 225, dentro do Co.W Space, Brooklin, São Paulo. T.: (11) 3181-4683
Vila Leopoldina – Rua Guaipá, 1.211 (entrada pela Rua Carlos Weber). Tel.: (11) 94507-0766
Vila Madalena – Rua Aspicuelta, 345 (Matriz). Tel.: 93807-2345

Informações:
Camila Russi
Tel.: (11) 98498-4639
camila@agenciayolk.com.br

Foto: Alunos do 7º. ano, do Ensino Fundamental 2, do Colégio PH, durante atividades do Projeto Braço Hidráulico, integrante do Programa Curricular MakerLab. Imagem fornecida pela agenciayolk.com.br


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
Redação Educabrasil. MundoMaker leva Cultura Maker para Bett Educar 2019. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mundomaker-leva-cultura-maker-para-bett-educar-2019/>. Acesso em: 06 de dez. 2019.

Ou

MundoMaker leva Cultura Maker para Bett Educar 2019, por Redação Educabrasil, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/mundomaker-leva-cultura-maker-para-bett-educar-2019/>. Acesso em: 06 de dez. 2019.