Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Museu do Ipiranga dá prêmios em concurso para edição de verbetes na Wikipédia

Editores que mais contribuírem com verbetes sobre a temática do ano concorrerão a vale-compras de até R$ 2.500; iniciativa também oferece treinamentos técnicos sobre a plataforma
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Reprodução/Wikipedia

 

Uma parceria entre o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) vai promover entre os dias 15 de março e 15 de maio várias atividades que têm o objetivo de aumentar a presença do acervo e da pesquisa da instituição no meio digital. Neste período, os editores que mais contribuírem com a Wikipédia em português na temática da Casa Brasileira concorrerão a prêmios de até R$ 2.500 em vale-compras da Submarino, loja de comércio virtual. Haverá uma pontuação especial para os que utilizarem imagens do acervo do museu disponíveis no Wikimedia Commons para ilustrar verbetes na Wikipédia.

A proposta é que os editores melhorem a qualidade da informação disponível na internet a partir da Wikipédia sobre os aspectos da cultura material da casa brasileira, além de seus intérpretes. No ano passado, o Wikiconcurso e as maratonas de edição geraram a melhoria de mais de 2.500 verbetes, que desde então foram visualizados mais de 2,6 milhões de vezes.

Wikiconcurso e editatona

No dia 15 de março, às 14 horas, o Wiki Movimento Brasil fará uma live de abertura do Wikiconcurso via YouTubeFacebook e Twitter, com o objetivo de contextualizar o tema do concurso, explicar suas regras e oferecer um tutorial de edição para novos editores. Para saber mais, clique aqui.

Além do concurso, estão previstas cinco “editatonas” (maratonas de edição temáticas), eventos mensais abertos nos quais os interessados podem conhecer mais sobre o acervo do Museu do Ipiranga disponível sob licenças livres nas plataformas Wikimedia, e aprender a editar a Wikipédia em português em temas vinculados ao museu. Os eventos são constituídos de um webinar seguido de uma atividade prática que dialoga com a temática do Wikiconcurso.

Os webinários acontecem às sextas-feiras, às 14 horas, via YouTube, Facebook e Twitter, sempre com a presença de um especialista do museu para falar sobre o acervo e a pesquisa da instituição ligada ao tema do evento. As lives oferecem também um tutorial de como editar a Wikipédia, para que novos usuários possam contribuir facilmente com a plataforma. A atividade prática de edição de verbetes na Wikipédia, com acompanhamento da equipe do Wiki Movimento Brasil, acontece via Google Meet, a partir das 15h. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Abaixo, a programação dos eventos e links de inscrição:

26/03 – A casa moderna

23/04 – Decoração e identidade feminina e masculina

28/05 – Cozinha e suas coisas

18/06 – Intérpretes da casa brasileira

09/07 – Louça paulista

Confira as regras neste link.

Treinamento em Wikidata

A parceria oferece também treinamentos técnicos em Wikidata, o banco de dados web semântico das plataformas Wikimedia, no contexto do desenvolvimento de tecnologias livres para o Museu do Ipiranga. Chamados de Wikidata Labs, os eventos ocorrem também via YouTube e redes sociais, sempre a partir das 14 horas, com um webinar com especialistas, seguido de atividade prática. Para se inscrever, confira os links abaixo:

29/04 – Wikidata Lab: processo de construção de aplicativos de metadados

27/05 – Wikidata Lab:  data roundtripping, com Susanna Ånäs (Wikimedia Finland) e Richard Knipel (Metropoliam Museum of Art)

24/06 – Wikidata Labs: data roundtripping, com Tainacan

Haverá também o carregamento de imagens no Wikimedia Commons, a biblioteca multimídia livre, e metadados no Wikidata, a base de dados semântica. Até o momento, a parceria já disponibilizou ao público mais de 26 mil arquivos de imagens do acervo do Museu do Ipiranga sob licenças livres nas plataformas, facilmente acessíveis pelo público. A expectativa é que sejam disponibilizadas mais de 1.500 novas imagens e 4 mil metadados nas plataformas, incluindo itens de mobiliário, louça e bibelôs.

Um caso de sucesso no mundo Wiki

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki – sigla para Galleries, Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso global, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo. Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Conheça o GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia aqui.

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia. A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades com vista à reabertura do edifício-monumento do museu, em 2022.

 

Texto: Jornal da USP