Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Olimpíadas Matific de Matemática promove raciocínio lógico e pensamento crítico

A edição deste ano tem inscrição até 23 de abril, é grátis e podem participar crianças do infantil ao fundamental
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

As Olimpíadas Matific 2021 de Matemática é uma competição digital em que as crianças realizam atividades e jogos matemáticos, colecionam estrelas, ganham prêmios e troféus. É promovida pela Matific, plataforma digital de aprendizagem de matemática que hospeda o encontro virtual e que tem o objetivo de gerar engajamento na educação matemática entre as crianças, além de comemorar suas conquistas.

Segundo os organizadores, mais de um milhão de estudantes de todo o mundo participam todos os anos do evento. A competição oferece desafios divertidos e inspiram as crianças a mergulhar na matemática. Inseridos num ambiente tecnológico e didático, os participantes são convidados ao raciocínio lógico, ao pensamento crítico e a uma competição saudável. Matific é premiado e como recurso digital melhora os resultados dos alunos em 34%, conforme estudo da Western Sydney University, na Austrália (ATTARD, 2016).

Promovida como “100% online, 100% gratuitas e 100% democráticas”, as Olimpíadas Matific permitem que qualquer criança do ensino infantil e do ensino fundamental possam participar e concorrer aos prêmios, incluindo o envolvimento de escolas, turmas e professores. Ou seja, todos podem ganhar nessa competição. Os alunos só precisam acumular o maior número de estrelas e quanto mais eles jogarem, maior será a chance de ganhar. O funcionamento é bastante simples: a plataforma on-line monitora a pontuação e soma todas as conquistas da criança, da turma e da escola.

Existe até um treinamento para entrar no clima dos jogos chamado de “período de aquecimento”: entre 26 e 28 de abril de 2021, os alunos são incentivados a entrar em sua conta de aluno para navegar até a Ilha da Competição e onde virtualmente podem praticar e preparar-se para as Olimpíadas. Nesse período, oito atividades estarão disponíveis para os alunos praticarem sem nenhuma premiação.

A competição para valer ocorre nos dias 29 e 30 de abril de 2021, quando as crianças realizam as atividades, colecionam estrelas, ganham prêmios e troféus. Nesta fase, quando um participante conclui uma atividade, a quantidade de estrelas que ele ganha é atribuída ao total individual, total das turmas e total da escola. Uma atividade pode dar aos alunos cinco estrelas e pode ser no máximo cinco tentativas por atividade.

Confira os prêmios oferecidos conforme a classificação:

Fotos: Reprodução/Matific

 

Fotos: Reprodução/Matific

 

Existem sete níveis de participação, um por série, do ensino infantil ao 6º ano do fundamental e as três melhores classes, escolas e alunos recebem os troféus e prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar.

Participação

Se o aluno já estiver usando a plataforma na escola ou em casa, não precisa se cadastrar. Todos os usuários estão automaticamente inscritos para participar da competição.

Link da Olimpíadas Matific de Matemática
https://www.matific.com/bra/pt-br/home/matific-olympiad/