orientação vocacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Trabalho que envolve um conjunto de técnicas criado para ajudar as pessoas a escolher uma profissão ou curso superior. No processo de orientação, um psicólogo ou pedagogo ajuda a pessoa indecisa a reunir informações, a refletir e a tomar a decisão de maneira segura. É bastante utilizado pelas pessoas que terminam o ensino médio, pretendem ingressar na universidade e, no entanto, não estão seguras para decidir sobre uma das várias opções de cursos.

Podem ser utilizados vários processos na orientação vocacional. O teste vocacional tradicional, em que o aluno responde a um questionário e recebe algumas opções de acordo com as respostas assinaladas está em desuso. Atualmente, as orientações têm envolvido encontros para discutir temas como autoconhecimento e significado da escolha profissional. Nesse processo, o aluno é levado a refletir sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais, além de ser ajudado a pensar sobre o futuro. Depois, são oferecidas informações sobre várias profissões, áreas de atuação e mercado de trabalho, num processo que pode ser individual ou em grupo.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete orientação vocacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/orientacao-vocacional/>. Acesso em 27 jun 2022.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.