painéis

Modalidade de apresentação conjunta em eventos (congressos, seminários, feiras etc.), seguida de debate e sobre um assunto específico para o qual existem diferentes abordagens. Os painéis possuem duração de aproximadamente 90 minutos e são propostos pela pessoa que atua como moderador, mediante uma síntese escrita que não ultrapassa duas mil palavras. Nesta síntese é descrito brevemente o tema e o conjunto de problemas a discutir. Cada participante faz uma exposição de 10 minutos e, ao fim de todas as apresentações individuais, ocorre o debate.

Os painéis são estruturados de acordo com os seguintes itens: título; coordenador e participantes; objetivo; resumo de cada exposição individual; currículo do coordenador e participantes, enfatizando experiência no tema; além de carta de aceitação dos participantes. Os painéis ainda podem ser julgados, considerando relevância do assunto no contexto do evento; interesse que o assunto possa despertar; originalidade das abordagens apresentadas; e experiência dos participantes.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete painéis. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/paineis/>. Acesso em: 13 de dez. 2019.

Ou

Verbete painéis, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/paineis/>. Acesso em: 13 de dez. 2019.