Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Especialistas do livro discutem o panorama das práticas leitoras durante a pandemia

O encontro promovido pelo Sesc acontece dia 20 de abril e será transmitido pela internet no canal do YouTube
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Foto: Freepik

 

Com o advento do isolamento social decorrente da crise sanitária do coronavírus, as relações entre leitores, livreiros e acervos se viu profundamente abalada e modificada. Com o fechamento de acervos públicos de empréstimo, interrupção de serviços de mediação e fomento à leitura, impossibilidade de realização de feiras e festivais com venda de livros e a migração para os ambientes virtuais, os modos de acesso ao livro e os meios de troca e estímulo à leitura sofreram modificações sensíveis, que podem, um ano depois, ser mensuradas e exemplificadas em diferentes iniciativas. A mesa “Panorama das Práticas Leitoras Durante a Pandemia” reúne especialistas de diferentes áreas da cadeia do livro, que apresentam suas perspectivas sobre as práticas leitoras neste último ano, além de um breve panorama sobre o assunto.

O encontro faz parte da série Ideias #EMCASACOMSESC, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF). Traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Participantes:

Beatriz Alves – atua há quase 15 anos no mercado editorial com foco em vendas de livros importados na América Latina e Caribe. Internacionalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, é idealizadora do projeto Cadê o Livro, um mapa colaborativo de livrarias brasileiras (http://www.cadeolivro.com.br/)

Ricardo Giassetti – presidente do Instituto Mojo de Comunicação Intercultural e ativista das causas colaborativas, participativas e sociais. Ex-jornalista e publicitário. Aplica seus esforços na aproximação de culturas diversas e no acesso irrestrito ao chamado Domínio Público a todos os brasileiros por meio de projetos como o Clube do Livro para Leitores Extraordinários (mojo.org.br) e seu viés institucional, o Literatura Livre, inaugurado com realização do Sesc-SP (http://literaturalivre.sescsp.org.br/)

Zoara Failla – socióloga pela UNESP, com mestrado em psicologia social na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. Coordenou o Programa de Melhorias do Ensino Médio/SEE-SP como consultora do PNUD. Consultora nos 5 PALOPS, entre outras atividades na FUNDAP. Desde 2006, no Instituto Pró-Livro (https://www.prolivro.org.br/), coordenou o Programa Mais Livro e Mais Leitura, em parceria com o MINC; a Plataforma Pró-Livro e as quatro edições do Prêmio IPL – Retratos da Leitura; quatro edições da Pesquisa Retratos da leitura no Brasil, e a Retratos da Leitura – bibliotecas escolares. Organizadora das obras Retratos da Leitura no Brasil 3 e 4 e autora de vários artigos sobre comportamento leitor do brasileiro.

Mediação e apresentação:

Sabrina da Paixão – historiadora, mestra e doutoranda em Educação (FEUSP). Foi supervisora do programa BiblioSesc no Sesc Osasco (2014 a 2019). Atualmente, é pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Serviço:

Quando: 20 de abril, terça-feira, às 16h
Onde: https://youtu.be/G8CvDivmRVs ou assista abaixo

Com informações de Jessica Orlandi, do Conteúdo Comunicação