PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Programa criado em 1995 pelo governo federal com o objetivo de iniciar a correção de rumos dos mecanismos de transferências de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, primordialmente, aportar recursos diretamente às escolas públicas estaduais e municipais do ensino fundamental, para atendimento de necessidades imediatas de manutenção e de projetos de iniciativa da unidade escolar, de modo a fortalecer sua autonomia. Dessa forma, o programa considera a idéia de que a comunidade possui um conhecimento sobre as reais necessidades da escola, sendo portanto a mais indicada para escolher a melhor forma de aplicar e fiscalizar os recursos.

De acordo com o PDDE, a utilização dos recursos deve inserir-se nas modalidades a seguir relacionadas: manutenção e conservação do prédio escolar; aquisição de material necessário ao funcionamento da escola; aquisição de material escolar, didático e pedagógico; aquisição de fitas de vídeo para a TV Escola; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais diversas. Até 1998, o PDDE era conhecido como Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/pdde-programa-dinheiro-direto-na-escola/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.