pedagogia waldorf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na verdade, deveria se chamar pedagogia steiner, pois foi formulada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. Porém, sua pedagogia ficou conhecida pelo nome da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, em Stuttgart, Alemanha, onde introduziu o método na escola dos filhos dos operários, em 1919. Essa pedagogia considera as diferentes características das crianças e jovens segundo sua idade aproximada, ou seja, um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes.

O ensino baseado na pedagogia waldorf procura cultivar o querer/agir em atividades corpóreas em quase todas as aulas; o sentir é trabalhado em tarefas artísticas e artesanais, o pensar é estimulado gradativamente com contos e histórias até atingir um nível mais elevado de abstração e rigor científico, no ensino médio. Poderíamos dizer que esse método trabalha de tal forma que o aluno possa desenvolver, com equilíbrio, o físico, o anímico (psíquico-emocional) e o espiritual (individualidade), sempre buscando uma harmonia entre o pensar, o sentir e o querer. O saber, nessa concepção, não é o fim último a ser atingido. É, na verdade, um meio para que o aluno alcance harmonia e estabilidade em seu processo de autoconhecimento e conhecimento da realidade exterior.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete pedagogia waldorf. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/pedagogia-waldorf/>. Acesso em 19 abr 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.