PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental)

Programa criado pelo educador romeno Reuven Feuerstein e que faz parte da teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). De forma geral, o programa é formado por 14 exercícios semelhantes a testes psicotécnicos. O aluno explica como fez para resolver os exercícios, discute as conclusões e as relaciona com sua vida. Desenvolve a capacidade analítica, o raciocínio lógico e a auto-estima, além de trabalhar a ansiedade e a impulsividade. O PEI pode ser aplicado a qualquer pessoa, independentemente de idade, sendo utilizado também para treinamento em grandes empresas. A teoria é hoje disseminada em 40 países pelo Centro de Desenvolvimento de Aprendizagem de Israel e, no Brasil, já foi implantada em várias escolas da Bahia pelo governo estadual.

A teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada nasceu da experiência de Feuerstein com crianças e jovens sobreviventes do Holocausto, no final da década de 40. Segundo o educador, o cérebro é sempre modificável e, por isso, é possível elevar o nível de inteligência de crianças marcadas por grandes privações e traumas. O PEI é uma parte desta teoria.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/pei-programa-de-enriquecimento-instrumental/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.

Ou

Verbete PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/pei-programa-de-enriquecimento-instrumental/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.