PET (Programa Especial de Treinamento)

Programa de incentivo à pesquisa na graduação cujo objetivo é melhorar os cursos de graduação e a qualidade das pós-graduações. É considerado pela Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como a melhor iniciativa de concessão de bolsas para alunos de graduação com repercussão internacional. Os defensores desse programa dizem que ele é superior ao Programa de Iniciação Científica, outro tipo de bolsa de ensino existente no País. Criado pela Capes em 1978, o PET permite a formação grupos de bolsistas em todo o País, sob a coordenação de um professor-tutor. A partir de 2001, o PET passou a ser coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ficando sob a responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O PET é destinado a grupos de alunos (máximo de 12 para cada curso) que tenham se destacado no curso de graduação. Cada um recebe uma bolsa mensal e permanece no grupo até a sua colação de grau, quando são substituídos por meio de rigorosa seleção anual. Essa seleção envolve alunos do segundo ano do curso de graduação com, no máximo, 22 anos e nenhuma reprovação em seu histórico escolar. Cada grupo tem um tutor, de reconhecida competência, que orienta atividades, nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, com o objetivo de enriquecer o currículo e a formação acadêmica dos alunos, seja para a integração ao mercado de trabalho ou para o desenvolvimento de posteriores estudos em programas de pós-graduação. Até 2001, existiam cerca de 360 grupos PETs distribuídos por todas Instituições de Ensino Superior (IES).


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete PET (Programa Especial de Treinamento). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/pet-programa-especial-de-treinamento/>. Acesso em: 08 de dez. 2019.

Ou

Verbete PET (Programa Especial de Treinamento), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/pet-programa-especial-de-treinamento/>. Acesso em: 08 de dez. 2019.