Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Plataforma adota Double Learning em suas aulas de inglês

Lançada pela startup de educação YourAccess e voltada para escolas e empresas, a proposta é ensinar algo novo integrado com o aprendizado do idioma
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Freepik

 

A startup de educação, YourAccess, está lançando uma plataforma para a prática do inglês. O diferencial é que o aluno estuda a língua ao mesmo tempo em que aprende algo novo. Pode ser uma disciplina ou atividade de interesse, como música ou yoga. E tudo num ambiente on-line acessível por smartphone ou desktop. O aprendizado conta com recursos como vídeos, exercícios para fixação, material de apoio e tutores disponíveis para as dúvidas. Há ainda uma comunidade por meio de rede social privativa que pode ser utilizada para o compartilhamento de soluções criativas, com problemas reais, exercitando a cultura da colaboração.

“Conectar estudantes, professores e experts expande esforços individuais e nos leva à cultura da colaboração entre pessoas para o aprimoramento da sociedade, como descrito pelo escritor e professor Clay Shirky. A tecnologia, além de ser um aspecto crucial da vida moderna, nos permite essa conexão, bem como o desenvolvimento de diversas habilidades, como a autonomia de estudar onde e quando pudermos. Quanto mais conectados estivermos, mais propensos estaremos a construir uma sociedade baseada em empatia e conhecimento”, diz a CEO da YourAccess, Bruna Tadross.

A YourAccess avaliou diversas oportunidades de mercado para o lançamento da plataforma. Hoje, apenas 5% da população brasileira consegue se comunicar em inglês, segundo um levantamento do British Council. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve entrar em vigor em 2022, permite que 20% das horas de estudo dos itinerários formativos opcionais possam ser por meio de plataformas digitais, o que cria a possibilidade de as escolas oferecerem a YourAccess como complemento ao currículo escolar. Por fim, a educação vive, no Brasil e no mundo, uma transição tecnológica fundamental. Essa tendência foi acelerada pela pandemia de covid-19, que impulsionou a adoção e melhor aceitação de soluções remotas de ensino.

Ao integrar as aulas de inglês a conteúdos associados aos interesses pessoais ou profissionais do estudante, a YourAccess cria uma atmosfera mais atraente e motivadora para o ensino, facilitando o aprendizado e driblando a falta de engajamento e tempo para estudar conforme modelos atuais disponíveis no mercado. Os professores e estudiosos da língua inglesa que idealizaram a YourAccess trazem a bagagem de anos de imersão na língua aliada à metodologia que a startup criou e patenteou, chamada de Double Learning, que está fundamentada na neurociência, aprendizagem por projetos, ensino de língua e conteúdo, e também na cultura participativa.

Trilhas de aprendizagem

Já estão disponíveis trilhas de Música, Escrita Acadêmica e Criativa, História em Quadrinhos, Ciências, Nações Unidas, Yoga, Filmes e Séries, Mídias Sociais, Mindfulness, Comunicação e Negociação, Solução de Problemas, Diversidade no Ambiente de Trabalho, Economia e Brasil do Futuro. Até o final do ano, a YourAccess terá um portfólio de 40 cursos e, em 2022 o número será dobrado, chegando a 80 formações. A startup pretende desenvolver continuamente aulas de outras disciplinas ou habilidades associadas à prática do inglês.

Um outro benefício bastante valioso para os estudantes é a possibilidade de criar seu cronograma de estudos, dentro da sua disponibilidade de tempo, já que a plataforma pode ser acessada a qualquer hora, pelo computador ou celular. Outras vantagens são a autonomia para criar sua própria trilha de aprendizagem; cursos desenvolvidos para diversos níveis linguísticos e relatórios de desenvolvimento e acompanhamento dos estudantes.

Todos os cursos, que têm temáticas integradas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), estão disponíveis para qualquer estudante. Uma avaliação inicial do domínio do inglês é oferecida no site para direcionar o estudante para aqueles que melhor se adequam ao seu nível de proficiência na língua. São utilizados vídeos de professores ao redor do mundo que oferecem dicas de pronúncia, vocabulário e explicações gramaticais. Ao final de cada videoaula, um quiz avalia o aprendizado e, no encerramento, o estudante deve apresentar um projeto sobre o tema em inglês, com consultoria da YourAccess, inclusive para participação em eventos internacionais.

Reconhecimento internacional

A YourAccess também é Cambridge Preparation Centre e oferece cursos com conteúdo compatível com o que é esperado de nível linguístico para os exames Cambrigde Assessment English, reconhecidos por universidades, empresas e autoridades educacionais de muitos países.

Todo conteúdo disponível na plataforma é fundamentada no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em idiomas. O estudante recebe o certificado com as informações do tema, nível linguístico e total de duração de horas do curso.

Acesso universal

Inteiramente customizável, a YourAccess está disponível para escolas e empresas. Para as escolas, além de complementar o currículo escolar de acordo com a nova BNCC, a YourAccess oferece orientação aos estudantes e colégios sobre como compartilhar com a comunidade local e global projetos e portfólios desenvolvidos durante os cursos, criando valor cívico por meio da cultura da generosidade, capaz de mudar uma sociedade.

A YourAccess também pode ser incluída no pacote de benefícios de empresas, com a possibilidade de desenvolvimento de cursos exclusivos para determinadas carreiras. Com isso, pode ser utilizada como uma ferramenta de treinamento ou de desenvolvimento pessoal para jovens aprendizes, estagiários ou profissionais de diversas áreas.

Para escolas e empresas, são fechados pacotes diretamente com a equipe da YourAccess, que emite logins e senhas para os beneficiados conforme contrato.

Mais informações no youraccess.online

Com informações de Marcio Teixeira, da CDI Comunicação