produção técnico-científica

É a produção realizada em instituições de ensino superior, principalmente aquelas no âmbito de pesquisa em pós-graduação, mestrado e doutorado como, por exemplo, ocorre nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). A produção técnico-científica diz respeito à publicação de livros, capítulos de livros e artigos, bem como à publicação de trabalhos ou resumos de trabalhos em anais de congressos científicos, entre outros. Esse tipo de produção é um importante indicador da qualidade da pesquisa e da atuação do corpo docente da instituição, inclusive daqueles que não estão ligados à pós-graduação.

Ainda, a análise da produção anual média por docente é importante na medida em que permite analisar não só o quanto se produziu, mas também o ritmo com que se produz. Uma questão bem mais complexa, todavia, é saber se esse ritmo e volume de produção observados são ou não satisfatórios. Essa análise precisa considerar aspectos fundamentais relacionados tanto ao produto (o resultado da produção considerado em si mesmo) quanto ao processo, ou seja, as condições que permitiram que tal produto fosse obtido. Nesse sentido, tem peso a qualidade do que se produz, ou seja, a importância científica, tecnológica, sociopolítica ou econômica da produção acadêmica. Sob esse aspecto, os números apresentados pela instituição serão tanto mais satisfatórios quanto maior for o valor, para a ciência e para a sociedade, da produção desenvolvida.

Por outro lado, é também necessário observar o processo em que se dá a produção, de forma a verificar se os números apresentados pela instituição correspondem a todo seu potencial ou se, ao contrário, há fatores condicionantes desse processo que têm feito a produção situar-se em limites aquém do que poderia ou deveria estar. Sob esse aspecto, o julgamento dos números apresentados não pode ser separado do contexto em que a instituição se insere, influenciado tanto por políticas educacionais e de ciência e tecnologia como por condições concretas oferecidas a cada instituição, e em cada instituição, para a produção acadêmica (disponibilidade de insumos materiais, adequação de instalações físicas, atualização de acervos bibliográficos, qualidade e quantidade de serviços de apoio, entre outros).


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete produção técnico-científica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/producao-tecnico-cientifica/>. Acesso em: 24 de jan. 2020.

Ou

Verbete produção técnico-científica, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/producao-tecnico-cientifica/>. Acesso em: 24 de jan. 2020.