Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Programa incentiva a participação das meninas na tecnologia

Inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, para instituições que atendam meninas de 6 a 16 anos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Imagem: Freepik

 

Educacional, micro:bit, LEGO® Education, FIRST® LEGO® League e Disney criaram um programa para incentivar a participação das meninas na ciência. Trata-se do projeto EstroGênias – Meninas na Ciência que irá patrocinar 25 equipes de alunas de instituições públicas e estimular a formação de cientistas, programadoras e inventoras. Podem participar instituições com fins educacionais de todo país até o dia 3 de dezembro e que atuem incentivando a participação de suas alunas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).

O programa selecionará 25 instituições que receberão conjuntos de blocos da LEGO® Education, placas micro:bit e formação de professores, e ainda poderão participar da FIRST® LEGO® League e do desafio internacional do your:bit. Podem ser institutos, escolas públicas, organizações, secretarias municipais e estaduais e fundações que atendam meninas de 6 a 16 anos e busquem a igualdade entre meninos e meninas no campo científico.

“Um estudo da Unesco mostrou que as diferenças nada têm a ver com o gênero e, sim, com os estereótipos na criação e desenvolvimento das meninas. Com o projeto EstroGênias, o Educacional ajuda as instituições a oferecerem uma educação em STEAM que rompe essas barreiras e mostra para as meninas que elas podem sim, ser cientistas, programadoras, matemáticas e inventoras”, diz Alex Paiva, gerente LEGO® Education no Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Segundo Paiva, com o programa EstroGênias, mesmo as instituições que não têm projetos STEAM em seu dia a dia e mesmo as meninas que nunca tiveram contato com programação irão se surpreender com o que podem criar no campo científico. O LEGO® Education SPIKE Prime, um dos itens do kit que será entregue a cada equipe, por exemplo, contém peças do tipo LEGO®, sensores, motores e controlador que permitem a construção de um robô para a solução dos desafios. Já a placa BBC micro:bit, outra solução que será entregue, permite executar projetos relacionados a cultura maker, pensamento computacional e coding. O kit ainda inclui um conjunto Challenge Set da FIRST® LEGO League, temporada Cargo Connect, e um dispositivo para programação que possui os requisitos necessários e compatibilidade com os aplicativos de programação.

Serviço
EstroGênias – Meninas na Ciência
Inscrições até 3 de dezembro de 2021: site do programa

Com informações de Leandro Teles, da Drone Comunicação.