Programa Recomeço – Supletivo de Qualidade

Programa do Ministério da Educação (MEC) instituído em fevereiro de 2001 e cujo objetivo é incentivar os jovens com mais de 15 anos e adultos que não tiveram acesso ou foram excluídos precocemente da Educação Fundamental a voltarem a estudar. O Recomeço consiste no repasse de verbas para atender todos os estados do Norte e Nordeste totalizando 14 estados e também mais 389 municípios de microrregiões com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) inferior a 0,5%, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano (PNUD- 1998). Como cálculo, tomou-se a multiplicação do valor de R$ 230,00 aluno/ano pelo total de matrículas novas nos cursos presenciais com avaliação no processo, a partir do Censo Escolar realizado no ano anterior. A aplicação do dinheiro deverá ser feita na contratação temporária e remuneração de pessoal docente, na formação continuada de professores em efetivo exercício, que atuam nas classes presenciais desta modalidade de ensino. Além disso, podem ser empregados na aquisição e reprodução de materiais didáticos e pedagógicos e ainda em um programa suplementar de alimentação destinado a esses alunos.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Programa Recomeço – Supletivo de Qualidade. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/programa-recomeco-supletivo-de-qualidade/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.

Ou

Verbete Programa Recomeço – Supletivo de Qualidade, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/programa-recomeco-supletivo-de-qualidade/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.