ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)

Programa criado em 1997 pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação (MEC) com o objetivo de introduzir a tecnologia de informática na rede pública de ensino. O ProInfo baseia-se na idéia de que a informática educativa é uma forma de aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das redes técnicas de armazenamento, transformação, produção e transmissão de informações.

O ProInfo abrange o ensino fundamental e médio e tem como base, em cada unidade da federação, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). Os NTEs serão estruturas descentralizadas de apoio ao processo de informatização das escolas, auxiliando tanto no processo de incorporação e planejamento da nova tecnologia, quanto no suporte técnico e capacitação dos professores e das equipes administrativas das escolas.

Um dos pontos principais do ProInfo é a capacitação de recursos humanos, visando oferecer pessoal qualificado para trabalhar com a informática na educação e que tenha capacidade de prestar suporte técnico às soluções de hardware e software instaladas nas escolas. Para tanto, o ProInfo propõe a formação de professores “multiplicadores” que vão treinar outros professores nos Núcleos de Tecnologia Educacional.

Com relação à política de distribuição dos equipamentos de informática, cada Estado formou uma comissão para elaborar seu próprio programa. Além disso, optou-se, para a compra dos equipamentos, por uma licitação internacional com cláusulas que garantissem igualdade de condições às empresas instaladas no Brasil. Essa licitação, estabelece exigências rígidas de prazos de instalação, assistência técnica e garantia mínima de três anos.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/proinfo-programa-nacional-de-informatica-na-educacao/>. Acesso em: 24 de jan. 2020.

Ou

Verbete ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/proinfo-programa-nacional-de-informatica-na-educacao/>. Acesso em: 24 de jan. 2020.