Projeto Alvorada

Projeto da Presidência da República criado em 2001 e que tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais por meio da melhoria das condições de vida das áreas mais carentes do Brasil. Abrange municípios situados em regiões com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) menor ou igual a 0,500, em 14 estados do norte e nordeste. Os programas do Projeto Alvorada são voltados para as áreas da educação, saúde ou geração de renda que são os níveis considerados para medir o IDH.

Na área de educação, o Projeto Alvorada centraliza o repasse de verbas para diversos programas voltados ao ensino fundamental, ao ensino médio e à educação de jovens e adultos, como o Bolsa-Escola e o Programa Desenvolvimento do Ensino Médio. O Alvorada também destina verbas para o Programa Recomeço – Supletivo de Qualidade, cujo objetivo é incentivar os jovens com mais de 15 anos e adultos que não tiveram acesso ou foram excluídos precocemente da Educação Fundamental a voltarem a estudar.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Projeto Alvorada. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/projeto-alvorada/>. Acesso em: 08 de dez. 2019.

Ou

Verbete Projeto Alvorada, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/projeto-alvorada/>. Acesso em: 08 de dez. 2019.