Saeb (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sistema de avaliação do governo federal criado em 1988 com o objetivo de acompanhar a qualidade do ensino básico das escolas públicas e particulares de todo o país. Além de detectar os problemas incidentes no ensino, também propõe definir ações para corrigí-los. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os resultados das sucessivas avaliações do SAEB têm constituído importante subsídio para a formulação de políticas educacionais.

O Saeb, um dos mais antigos sistemas de avaliação educacional no Brasil, é uma iniciativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e, desde sua criação, passou por sucessivos aperfeiçoamentos técnicos e metodológicos. Atualmente, ele é aplicado a cada dois anos para medir o desempenho dos sistemas de ensino numa avaliação realizada com alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, nas disciplinas língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, física, química e biologia.

O Saeb foi concebido em dois níveis: o primeiro refere-se a indicadores de produtividade e de eficiência, aferidos por meio de um modelo de fluxo e produtividade da Unesco, que permite a análise do sistema educacional como um todo – taxas de produtividade, perdas com evasão e repetência, níveis de escolarização real em cada um dos Estados e do país; o segundo nível proposto no sistema de avaliação refere-se às condições de trabalho e às condições da escola – questões relativas à gestão escolar, ao trabalho dos professores em sala de aula e suas concepções acerca do trabalho, às formas de organização e objetivos do trabalho docente, ao custo efetivo de cada aluno e ao rendimento escolar. A metodologia utilizada procura estudar as correlações entre questões relativas à gestão escolar, competência docente, custos e rendimento dos alunos. Além dos estudos no âmbito da escola, o sistema de avaliação também propõe estudos na esfera de gerência do sistema educacional.

O Saeb não é considerado um sistema fechado, por isso constitui uma base para que outros trabalhos de avaliação sejam agregados, ampliando a discussão sobre as condições e os fatores que afetam a Educação no Brasil.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Saeb (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/saeb-sistema-nacional-de-avaliacao-do-ensino-basico/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.