Informações sobre uma educação em constante transformação, quando a tecnologia enriquece e facilita a aprendizagem

Samsung Solve for Tomorrow inspira jovens a inovar para gerarem mudanças

Por meio de disciplinas STEM, os alunos que participam do programa trabalham para transformar suas ideias em realidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Freepik

 

O Samsung Solve for Tomorrow reúne estudantes para fazer um mundo melhor usando as disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês). A proposta é encontrar maneiras de resolver os problemas mais urgentes. Lançado nos Estados Unidos em 2010, o programa despertou a criatividade em 1.8 milhão de alunos de 23 países durante seus 11 anos em atividade, segundo os organizadores. O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, conta com edições anuais no país desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos.

Os alunos que participam do Samsung Solve for Tomorrow têm a chance de se envolver em uma variedade de experiências educacionais enquanto trabalham para transformar suas ideias em realidade. O treinamento de Design Thinking (que é oferecido a professores e alunos participantes), a orientação de mentorias com funcionários da Samsung e outras iniciativas são oferecidas para estimular a resolução criativa de problemas, a cooperação e as habilidades de comunicação entre os alunos.

Algumas soluções inovadoras dos alunos são reconhecidas no cenário global. Os alunos da Dougherty Valley High School, na Califórnia, por exemplo, chamaram a atenção do Global Climate Action Summit (Cúpula de Ação Climática Global) depois de projetar um dispositivo que detecta incêndios florestais em estágio inicial.

Neste ano, o Solve for Tomorrow deve se expandir ainda mais e passou por mudanças para fornecer um currículo mais refinado para cada aluno. A expectativa é alcançar alunos em mais de 30 países. O Samsung Solve for Tomorrow na Europa e na América Latina tem recebido inscrições desde março, enquanto programas em outras regiões estão se preparando para serem lançados de acordo com calendários acadêmicos locais.

No Brasil, o programa ocorre sob coordenação geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e agora, em sua 8ª edição nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e experimentação desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país.

Como se inscrever

Pelo site ou aplicativo do Respostas para o Amanhã. É necessário informar os dados solicitados, descrever a proposta da equipe e inserir um vídeo com depoimentos dos estudantes apresentando a ideia do projeto.
Até quando: 30/06/2021
Investimento: Gratuito
Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Professores parceiros: Até dois docentes das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição .

Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.

Premiação

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.

Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.

2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.

 

Com informações de Daniela Garcia e William Correia, da InPress Porter Novelli