Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sistema de avaliação criado em 1996 pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual e dar subsídios para a Secretaria da Educação tomar decisões relacionadas à política educacional do Estado. O desempenho é analisado por meio de diferentes componentes curriculares, de modo a fornecer informações estratégicas ao sistema de ensino e às equipes técnico-pedagógicas, das Delegacias de Ensino e das escolas.

As provas do Saresp, que avaliam cerca de 1 milhão de alunos, são elaboradas com base nos conteúdos de determinadas séries. Dessa forma, não são os alunos dessas séries que passarão pela avaliação, e sim os alunos das séries posteriores. Os resultados possibilitam uma classificação entre as escolas avaliadas.

As informações oferecidas pelo Saresp são de diversas naturezas: desempenhos dos alunos em provas que avaliam conteúdos e objetivos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia; caracterização dos alunos avaliados; opiniões de pais ou responsáveis pelos alunos; informações da Escola e de sua prática educativa; e dados sobre todas as escolas envolvidas no processo.

Avaliações como o Saresp, aplicadas a todos os estudantes de determinadas séries e que servem para políticas de ensino, têm provocado polêmica porque algumas pessoas acreditam que elas medem apenas a capacidade de reter informações e reproduzi-las. Outros, no entanto, defendem que eles realmente medem habilidades gerais dos estudantes.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/saresp-sistema-de-avaliacao-de-rendimento-escolar-do-estado-de-sao-paulo/>. Acesso em 16 mai 2022.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.