software educacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Programa de computador que visa atender necessidades e objetivos pedagógicos. Dessa forma, todo o software pode ser considerado educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa situação de ensino-aprendizagem, onde exista uma metodologia que oriente todo o processo.

O software educacional é considerado um dos ingredientes do uso da informática na educação. Os outros ingredientes seriam o computador e o professor treinado para o uso do computador na sala de aula. Nesse contexto, o software teria tanta importância quanto os outros ingredientes, pois sem ele o computador não poderia ser utilizado como ferramenta educacional.

Existem diversos tipos de software educacional e cada um possui suas próprias características e um determinado enfoque educacional. Eles são classificados da seguinte forma:
– software de apresentação (funciona como um “livro-eletrônico”, apresentando ao aluno o conteúdo a ser ministrado);
– tutoriais (apresentam o conteúdo ao aluno, utilizando recursos audiovisuais e realizando perguntas a respeito do assunto que está sendo apresentado);
– software de exercício e prática (tutoriais para revisão e memorização de algum assunto já visto pelo aluno);
– simulação (simulam o mundo real de forma simples, onde o aluno é colocado diante de várias situações, podendo desenvolver hipóteses, testá-las e analisar os resultados. Exemplo: situações de desastres, gerenciamento de cidades etc.);
– jogos educativos (jogo que se propõe a ensinar algum conteúdo ou desenvolver capacidades intelectuais do jogador);
– tutores inteligentes (controla a seleção e a seqüência de informação que é passada ao aluno, identificando as características do estudante e adaptando o tutoramento de acordo com elas);
– hipermídia interativa (promove a própria construção do software educacional).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete software educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/software-educacional/>. Acesso em 16 mai 2022.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.