stricto sensu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Termo utilizado para caracterizar um tipo de curso de pós-graduação voltado para formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior, conferindo títulos de mestre e doutor. A pós-graduação stricto sensu valoriza o amplo domínio de determinado campo de saber, compreendendo um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador, que incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. Os níveis terminais são diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos.

Este tipo de pós-graduação diferencia-se daquela de lato sensu (especialização e aperfeiçoamento), que possui um objetivo técnico específico, voltado ao aprimoramento profissional de curta duração e ao mercado de trabalho.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete stricto sensu. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/stricto-sensu/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.