Tecnologia aliada à conteúdos lúdicos torna o ensino-aprendizagem mais interessante e participativo

Com o objetivo de atender às exigências do segmento educacional, especialmente com as novas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Viamaker Education, empresa líder no segmento maker e de robótica em todo País, desenvolveu uma nova plataforma tecnológica, arquitetada para potencializar a experiência de uso nas escolas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante e participativo por parte dos alunos.

Para que possa abarcar as principais necessidades das instituições de ensino, a inovação e a evolução da plataforma são pensadas por uma equipe multidisciplinar, que envolve desde técnicos especializados a educadores capacitados com formação contínua.

Como funciona?

“A Viamaker Education leva às escolas programas voltados ao ensino infantil até o médio, além de programas e cursos extracurriculares. Para cada uma das etapas de ensino, foram desenvolvidos programas diferenciados de aula, pensando-se na faixa etária dos alunos, bem como no conteúdo a ser passado a eles”, revela Alexandre Álvaro, Head de Inovação e Tecnologia da Viamaker Education.

Apoiado por técnicas de User eXperience, a Viamaker Education identificou em cada segmento educacional (Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio) as necessidades e habilidades cognitivas necessárias para cada fase dos alunos. Com base neste estudo é possível aliar a tecnologia às necessidades de cada segmento, passando por atividades mais lúdicas com o uso de tecnologia, evoluindo para a inserção do pensamento computacional utilizando tecnologia e chegando até a programação de robôs para solução de problemas reais.

Fotos fornecidas pela Berlitz Comunicação.

Importante ressaltar que o uso de LEGO agrega inúmeras habilidades em todos os segmentos de atuação da Viamaker, sempre com o objetivo de desenvolver autonomia, criatividade, trabalho coletivo, liderança, empatia e habilidades e competências socioemocionais e comportamentais nos alunos.

Ao ensinar fazendo, além de mais prazeroso e atrativo, a ferramenta coloca o aluno no centro do processo de aprendizado e possibilita com que recebam instrução direta e feedbacks – uma das premissas do Programa de Robótica Educacional Astromaker. Ou seja, desenvolve competência essenciais, como:

– Autoconsciência: capacidade de reconhecer suas emoções;

– Habilidades de relacionamento: capacidade de criar e manter relacionamentos saudáveis ​​com uma variedade de pessoas;

– Tomada de decisão responsável: a capacidade de fazer escolhas sobre o seu comportamento com base na ética, segurança e normas sociais;

– Autogerenciamento: capacidade de regular seus sentimentos para gerenciar o estresse, desenvolver estratégias positivas de estabelecimento de metas e controlar seus impulsos;

– Consciência social: capacidade de considerar a perspectiva de outra pessoa, ter empatia e apreciar a diversidade.

Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial

Por meio do processo de inovação maker, a Viamaker Education desenvolveu uma plataforma de conteúdo VR e AR (Realidades Virtual e Aumentada). A utilização destas tecnologias trará um ganho exponencial na forma do aluno interagir com o conteúdo em sala de aula. Tanto imersões em ambientes 100% virtuais quanto a interação com objetos animados, visando complementar o conteúdo abordado em sala de aula.

Já a IA (Inteligência Artificial) tem um tratamento especial dentro da Viamaker Education. Um time de especialistas trabalha com algoritmos de aprendizado de máquina, big data analytics e visualização de dados como forma de transformar todos os dados de nossa plataforma em conhecimento para tomada de decisão. O objetivo principal é maximizar as habilidades necessárias para cada aluno.

Formação complementar para professores

A Viamaker Education também oferece às escolas suporte aos programas adotados, fornecendo bases para a metodologia focada no desenvolvimento humano e coletivo. Auxilia ainda na capacitação dos professores para aplicar o conteúdo, com acompanhamento presencial durante todo o ano, em permanente parceria com a escola.

“Hoje não é mais possível falar de educação sem tecnologia. Ela veio para falar a mesma língua das gerações do século 21. Quando a tecnologia é aliada a um conjunto de conteúdos lúdicos, que torna o processo de ensino-aprendizagem mais divertido e atraente, os alunos se interessam mais na aula”, relata Alexandre Álvaro. “A formação complementar dos professores foi essencial nesse processo, que tem apresentado resultados e impactos muito positivos no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos”, explica o diretor da Viamaker Education, também professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área de Ciência da Computação e Empreendedorismo.

EaD Maker

Entre as novidades da empresa para 2019 está a Plataforma EaD Maker, com a finalidade de levar às instituições de ensino um vasto conteúdo educacional para que possam complementar suas habilidades e maximizar sua atuação em sala de aula.

Outras inovações educacionais da Viamaker para este ano éo dispositivo que permitirá trabalhar o pensamento computacional com alunos do segmento infantil (de 3 a 5 anos de idade), para desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas em sala de aula. E ainda o Kit Sensores Ev3 Viamaker, com integração aos kits de programação da LEGO, um trabalho pioneiro e inovador na América do Sul.

Viamaker Education na Bett Educar 2019

Mais uma vez, a Viamaker Education estará na Bett Educar 2019 e, neste ano, a empresa leva para seu estande o jornalista e educador Marcelo Tas, engajado e envolvido com a cultura maker e, atualmente, responsável pela apresentação dos vídeos adaptados para os óculos de realidade virtual e realidade aumentada, utilizados nos programas educacionais desenvolvidos pela Viamaker Education. Marcelo Tas também é protagonista do vídeo institucional da empresa. Na Bett Educar 2019, Marcelo Tas apresentará o Astromaker no estande da Viamaker Education, no dia 14 de maio, das 10h às 11h30.

Sobre a Viamaker Education

Empresa 100% brasileira, a VIAMAKER Education é líder do segmento de Robótica Educacional em todo território nacional. Integra as novas tecnologias à educação através do Maker, oferecendo subsídios tecnológicos e psicopedagógicos para preparar o aluno a resolver problemas, de forma independente ou em equipe, com o propósito de desenvolver autonomia, criatividade, habilidades e competências.

A empresa oferece capacitação de conteúdo e planejamento aos professores, dando suporte aos programas adotados, com apoio dos conjuntos tecnológicos, aplicativos, metodologia focada no desenvolvimento humano e coletivo, e material didático pioneiro e diferenciado.

Saiba mais: www.viamaker.com/empresa

Serviço:
Viamaker Education – Bett Educar 2019
Site do evento: www.bettbrasileducar.com.br
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387. Santo Amaro – SP
Data: de 14 a 17 de maio de 2019
Horário: 9h às 19h
Estande Viamaker Education: localização B 34
Site: www.viamaker.com


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
Redação Educabrasil. Tecnologia aliada à conteúdos lúdicos torna o ensino-aprendizagem mais interessante e participativo. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/tecnologia-aliada-a-conteudos-ludicos-torna-o-ensino-aprendizagem-mais-interessante-e-participativo/>. Acesso em: 23 de mai. 2019.

Ou

Tecnologia aliada à conteúdos lúdicos torna o ensino-aprendizagem mais interessante e participativo, por Redação Educabrasil, em Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2019. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/tecnologia-aliada-a-conteudos-ludicos-torna-o-ensino-aprendizagem-mais-interessante-e-participativo/>. Acesso em: 23 de mai. 2019.