Telecurso 2º grau

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Método de ensino supletivo que abrangia da 1a à 3a série do ensino médio. Criado em 1978 pela Fundação Roberto Marinho, foi produzido em parceria com a TV Cultura e estreou em todo o país através de 39 emissoras comerciais e 9 TVs Educativas. O programa era voltado para pessoas com mais de 21 anos que pretendiam fazer os exames supletivos oficiais para obter certificado de conclusão do 2º grau. Depois, em 1981, a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB), lançou o Telecurso 1º grau, que abrangia da 5ª à 8ª série do ensino fundamental.

Sua denominação passou a ser Telecurso 2000 e, desde 1998, conta com a parceria do MEC para o projeto Telessalas 2000, desenvolvido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O Telecurso 2000 é considerado o maior projeto de educação à distância em prática no Brasil. Ele utiliza fitas de vídeo e livros, sendo que cada capítulo dos livros apresenta e desenvolve o conteúdo de uma teleaula. Os livros e fitas de vídeo do Telecurso podem ser adquiridos em bancas de jornais e revistas, livrarias ou por telefone.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Telecurso 2º grau. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/telecurso-2o-grau/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.