UNE (União Nacional dos Estudantes)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Entidade do movimento estudantil caracterizada por ser a única que representa e defende o interesse dos estudantes de todos os cursos e faculdades em âmbito nacional. Não existe filiação individual à UNE, pois todos os estudantes são considerados membros da entidade. No Brasil, atualmente, a livre organização dos estudantes em entidades como a UNE é garantida por lei.

Foi a partir da criação da UNE, em 1937, que os estudantes universitários se organizaram para lutar pela construção da democracia e justiça social no Brasil. Dessa forma, a UNE participou de importantes movimentos na década de 40, manifestando-se, por exemplo, contra o regime nazi-fascista que se instaurava no país com o Estado Novo e lutando pelo fim da ditadura Vargas. Nos anos 60, a UNE teve somada a participação das Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), representações estaduais de estudantes universitários, colocando-se ao lado dos movimentos populares. Também passou a levar as discussões dos problemas sociais brasileiros, por meio do teatro, cinema e da música, para vários pontos do país.

Com o golpe militar de 1964, que leva o país para uma longa ditadura, os estudantes tentam resistir, mas a UNE é colocada na clandestinidade. Mesmo sob forte repressão, o movimento estudantil se intensifica e centenas de estudantes são presos ou mortos. Com a decretação do Ato Institucional número 5, que cassou os direitos políticos dos cidadãos, os movimentos estudantis de massa desapareceram para voltar somente no final da década de 70. A UNE volta à legalidade em 1985, quando também ressurgem grêmios e centros estudantis. Em 1992, a UNE volta a ser destaque, com a manifestação de estudantes de todo o país a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete UNE (União Nacional dos Estudantes). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/une-uniao-nacional-dos-estudantes/>. Acesso em 25 set 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.