UNED (Unidade de Ensino Descentralizada)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Instituição educacional vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática, técnica e disciplinar, caracterizada por situar-se no interior das Unidades da Federação com o propósito de viabilizar a interiorização do ensino técnico, atendendo os vários pólos geo-econômicos dos Estados, ministrando cursos técnicos em nível médio, nas áreas industrial e de serviços. Os cursos e currículos desses estabelecimentos visam atender às necessidades regionais e ao avanço tecnológico do País.

As UNED foram criadas no governo José Sarney, através da implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC), em julho de 1986, que previa a construção de dezenas de novas escolas técnicas com o objetivo de formar pólos tecnológicos nas várias regiões abrangidas pelo Programa. As modalidades de cursos de cada UNED variam de acordo com a vocação econômica das regiões em que foram instaladas. Alguns cursos oferecidos são os de Alimentos, Mecânica, Eletrônica, Eletromecânica, Edificações, Eletrotécnica e de Plásticos.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete UNED (Unidade de Ensino Descentralizada). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/uned-unidade-de-ensino-descentralizada/>. Acesso em 01 dez 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.