Unidade Educativa de Produção (UEP)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Processo utilizado nas EAFs (Escolas Agrotécnicas Federais) com o objetivo de oferecer ao aluno oportunidade de diversificar sua aprendizagem, através da participação nas diversas etapas dos Projetos Agrícolas Orientados: elaboração, execução, comercialização e análise de seus resultados. A UEP faz parte da metodologia de ensino conhecida por Escola Fazenda, adotada nas EAFs. As EAFs, por sua vez, são subordinadas à Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação (SEMTEC/MEC), caracterizadas principalmente em formar técnicos agrícolas.

As UEP compreendem a criação de animais de pequeno, médio e grande porte, e culturas temporárias e perenes, com sazonalidade diversificada. Além disso, os alunos desenvolvem, no decorrer do ano, Projetos Agrícolas Orientados que contribuem para a sua formação prática. A produção resultante do desenvolvimento desses projetos é revertida prioritariamente para o refeitório dos alunos, sendo o eventual excedente comercializado através da Cooperativa-Escola.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete Unidade Educativa de Produção (UEP). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/unidade-educativa-de-producao-uep/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.