universidade aberta à terceira idade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Denominação oficial do programa com cursos de atualização oferecido pelas universidades à população mais idosa, também chamado universidade da terceira idade, faculdade livre da idade adulta ou universidade da maturidade. A faixa etária dos alunos vai de 40 a 80 anos e ao longo dos cursos não há provas nem trabalhos obrigatórios. Os preços e a periodicidade dos cursos variam muito segundo a instituição, mas, em geral, as aulas acontecem de duas a três vezes por semana no período da tarde. Para ingressar numa dessas universidades não é preciso prestar vestibular nem apresentar diploma de primeiro ou segundo grau.

O modelo da universidade aberta à terceira idade foi criada pelo psicopedagogo Pierre Vellas, na Universidade de Toulouse (França), nos anos 70. São cursos de atualização cultural que duram de dois a três anos, em que são ministradas disciplinas como história, economia, política, além de orientações na área de saúde e algumas atividades socioculturais. No Brasil, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, criada em 1991, foi a entidade pioneira em cursos do gênero. Depois, foi criada a Associação das Universidades Abertas à Terceira Idade do Estado de São Paulo (Alfati). (Fonte: Karina Klinger, da Folha de São Paulo)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete universidade aberta à terceira idade. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/universidade-aberta-a-terceira-idade/>. Acesso em 25 jul 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.