universidade aberta

Também chamada de universidade livre, trata-se de uma instituição cuja característica é a liberdade para transferir conhecimentos sem quaisquer registros ou permissões governamentais e sem qualquer preocupação com a formação para a habilitação profissional. Um dos seus objetivos é oferecer uma educação universitária a uma maior porcentagem da população, já que não tem, na maioria das vezes, restrições ao ingresso.

Esse termo começou a ser utilizado nos anos 70, quando surgiu um movimento chamado “open university” e cujo ideal era inovar o ensino superior oferecendo instrução de boa qualidade a baixo custo e sem a necessidade da presença do aluno. A idéia era incluir os menos privilegiados na sociedade, até mesmo prisioneiros e pessoas cujas inaptidões inviabilizariam o acesso a um sistema convencional de ensino superior.

A primeira instituição a colocar essa forma de educação em prática foi a British Open University, criada em 1969, e que atende atualmente cerca de 150 mil alunos. A base de seu trabalho é um complexo conjunto de métodos de ensino que inclui trabalho de texto por correspondência, aulas com a presença de professores nas várias regiões, além de rádio e tevê.

O sucesso da iniciativa inglesa repetiu-se em outros países e tomou novas proporções com a era da informática, que tornou possível a criação de novas técnicas e métodos de educação a distância. Dessa forma, com ferramentas como a internet, o conceito de universidade aberta passou a ser um termo genérico para as instituições que oferecem cursos “livres”. A relação entre universidade aberta e ensino a distância está, portanto, no fato de que a flexibilidade oferecida pelas universidades abertas muitas vezes é suportada por materiais auto-didáticos e sistemas de educação a distância.

Atualmente, há universidades abertas para públicos específicos como, por exemplo, aquelas voltadas para a população idosa, com o objetivo de resgatar a cidadania e promover sua inserção na sociedade.


COMO CITAR ESSE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete universidade aberta. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/universidade-aberta/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.

Ou

Verbete universidade aberta, por Ebenezer Takuno de Menezes, em Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/universidade-aberta/>. Acesso em: 05 de dez. 2019.