universidade virtual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Conceito associado à instituição ou grupo que oferece cursos a distância por intermédio da rede mundial de computadores (Internet).

A universidade virtual trabalha com a idéia de educação a distância que, se antes englobava várias ferramentas (rádio e televisão, por exemplo), está sob uma nova versão em face aos recursos tecnológicos disponíveis – o da Internet. Desta forma alunos e professores dos cursos têm disponíveis ferramentas de comunicação síncronas (chat, vídeo-conferência) e assíncronas (e-mail, quadro de aviso, listas de discussão), entre outras. Nesse processo, mediado pelo computador, alunos e professores se encontram separados fisicamente, mas o processo de interação é multidirecional, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado e o professor um facilitador deste.

A estruturação da universidade virtual é, portanto, baseada no uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de democratizar o acesso à educação através de cursos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação, extensão e educação continuada. O conceito de universidade virtual também leva em conta as vantagens da educação via internet, incluindo a redução das despesas de deslocamento e o acompanhamento do curso em qualquer lugar e a qualquer hora.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete universidade virtual. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/universidade-virtual/>. Acesso em 14 mai 2021.

COMENTE ESTE VERBETE:

A redação receberá o link deste verbete e, numa futura atualização, seu comentário pode ou não ser considerado. Faça críticas ou elogie algum aspecto, ou colabore com algum link de artigo, imagem ou vídeo que possa ampliar a compreensão dos leitores.